TEMAS ALEATÓRIOS - Como fazer 25 questões discursivas em 5 horas no TJRJ?



Estamos próximos da primeira prova escrita para o concurso de juiz do TJRJ, que tem a peculiaridade de conter duração de 5 (cinco) horas, com 25 (vinte e cinco) questões, valendo 0,40 cada resposta. De forma bruta, então, temos 12 minutos por questão. Assim, para maior eficiência, é importante ter certa cautela no controle do tempo. Eu, particularmente, optaria por seguir os seguintes standards:

(i) É importante tentar responder tudo. Não é porque uma certa questão seja difícil que a atribuição de pontuação a ela será rigorosa. Já pontuei bem em questões que julgava complicadas e mal em questões que julguei que sabia. Quem corrige é o examinador, não você!
(ii) Alguns enunciados são curtos, mas outros têm caso concreto com alguns detalhes. No último caso, às vezes, sob o efeito da pressa/medo, é difícil de compreender o que se pede. Eu optaria por pular a questão no primeiro travamento para voltar depois.
(iii) Fora a observação anterior, NÃO filtraria qual questão responder primeiro, já que teria que enfrentar tudo mesmo. 
(iv)  É importante citar a base legal do assunto (quando ela existir), parafraseando o que esteja previsto lá e mencionando entre parênteses o artigo: "a inépcia se configura quando.... (art. X, CPC)". Como achar os temas no Vade Mecum exige familiaridade, levar uma versão idêntica à do Vade Mecum habitual de estudos ajuda muito (dá para comprar no estantevirtual). Em terra de cego (muita gente desesperada com o tempo e sem poder demonstrar profundidade), quem tem um olho (citando a lei) é rei. Se, porém, tiver dificuldade de encontrar o artigo (levando, por ex., 3 ou 4 minutos), o caso é de responder sem ele.
(v) Eu gastaria 10 minutos por questão (incluindo tudo: leitura, eventual procura no Vade Mecum e resposta).  Sobrando tempo, voltaria para aquelas que marquei com pior fundamentação (como aquelas em que não achei o artigo) e, subsidiariamente, aquelas que mais sei (para desenvolver mais). 
(vi) Não faria rascunho e nem iria ao banheiro (aprendi a me conhecer e perceber até que momento poderia ingerir líquido de modo a não impactar a feitura da prova)!

No feed e blog há mais 30 posts específicos sobre prova subjetiva.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 Comments:

Postar um comentário