Conselhos sobre o caminho dos concursos - Por Rayana Falcão

By | dezembro 14, 2019 3 comments

Trago hoje rico e detalhado texto de Rayana Falcão (@rayana.falcao), aprovada para juíza do TJSC e aprovada para a prova oral de promotora do MPSP (concurso em andamento). O relato da Rayana é inspirador e fantástico, guiado por forte e poderosa ideia de EQUILÍBRIO. E, em especial, o texto traz à tona um assunto muitas vezes esquecido: a saúde mental, a depressão e o uso de medicamentos entre concurseiros. Vale muito a pena ler cada detalhe do texto. É, sem dúvida, um dos melhores textos sobre conselhos de concursos! Obrigado, Rayana!

Sonhei por várias vezes com este exato momento, o dia em que escreveria meu próprio depoimento sobre a minha trajetória no mundo dos concursos: o símbolo de que alcancei meu sonhado objetivo, e uma forma de motivar outros colegas que estão trilhando essa árdua jornada.

Foram inúmeros os depoimentos que li ao longo desses anos de estudos, principalmente nos momentos de maior desânimo. Encontrava inspiração naqueles relatos, lembrava-me que valeria o sacrifício, sentia certo pertencimento em meio à solidão dos estudos.

Ao receber o convite do professor Júlio, fiquei pensando sobre o que falar por aqui, como ajudar; e decidi compilar algumas das lições que aprendi no caminho, seja pelas experiências e reflexões pessoais, seja pelo natural amadurecimento com que a idade nos presenteia. Trata-se de percepção pessoal, sem base científica (risos), aproveite o que lhe for útil.

Primeiramente, penso ser muito importante reiterar algo tão dito quanto esquecido: não existe receita ou método perfeito que sirva da mesma forma a todos. Cada um tem sua história, sua personalidade, seu modo de aprender, de viver e se sentir bem. Nossa individualidade deve ser respeitada e, para isso, é preciso um pouco de autoconhecimento e senso crítico. Não aconselho endeusar colegas aprovados, cursinhos ou métodos. O que importa é buscar extrair o que de bom cada um oferece, e que seja compatível com sua própria personalidade, seu modo de aprender e de manter a disciplina. Assim, seja lendo e grifando livros, assistindo a videoaulas, lendo bons cadernos, ou fazendo um pouco de tudo isso, com disciplina e persistência o dia da sua aprovação chegará. Dou como exemplo minha própria história. Já li e grifei livros, li resumos, abandonei os livros, li materiais diversos, assisti a algumas videoaulas sem anotar nada, voltei aos livros… enfim, fiz muitas coisas ditas erradas pela maioria, mas que me serviram para mudar um pouco o estilo de estudo ao longo do tempo, vencer o tédio e manter a constância. Portanto, descubra o que funciona para você, avalie seus resultados e tenha confiança. 

Outro ponto de grande relevância nessa fase é a busca por uma rotina equilibrada, que possa ser mantida com saúde pelo prazo necessário à aprovação, que sabemos ser de anos. Assim, praticar uma atividade física de que goste, não excluir por completo a vida social, manter contato com familiares e amigos que lhe façam bem, ter momentos de descanso e lazer são atitudes fundamentais para manter a saúde mental e um bom rendimento a longo prazo. É certo que alguns sacrifícios devem ser feitos, principalmente em momentos mais decisivos, como na véspera de uma prova importante; mas não compactuo com exageros. Sempre tive meu dia de descanso na semana, meus jantares e barzinhos com amigos, filmes e séries com meu marido, acompanhados de uma taça de vinho, ou qualquer outra coisa que me ajudasse a relaxar e seguir em frente, dia após dia, sem perder a alegria de viver. O que quero dizer é: os anos de estudo para concurso são sim muito cansativos e desgastantes, mas podemos vivê-los com mais leveza, alegria e gratidão, pois há vida antes da aprovação. Agradeço aqui ao meu marido, aos familiares e amigos que me apoiaram e me serviram de refúgio e aconchego.

Não confunda, porém, as palavras acima com um incentivo à falta de rotina. Como eu ressaltei, a busca é pelo equilíbrio, mas a rotina e a disciplina são fundamentais. Você terá dias excelentes, dias bons, dias ruins e dias péssimos em termos de estudo; pois a vida segue, problemas surgem, imprevistos acontecem e preguiça existe. Somos humanos. Mas o importante é que a exceção não vire regra. Se a maior parte dos seus dias forem de dedicação, o resultado virá. 

Reconheça seu próprio esforço, e, se hoje as coisas não deram tão certo, amanhã é um novo dia, cheio de possibilidades. Não cultive ansiedade e lamúrias. Economize sua energia para o que vale a pena e é útil. 

Algo que me ajudou bastante, mas que demorei um pouco a desenvolver por ser muito ansiosa, foi a prática do desapego do resultado final. Tente cumprir cada dia de estudo como um dever em si mesmo, um meio de crescimento e preparo para o exercício do seu futuro cargo. Busque prazer em aprender e crescer. O apego excessivo à aprovação e ao tempo que levará para alcançá-la gera imensa ansiedade e, por vezes, até vergonha e isolamento, pela ideia de que seu valor pessoal está ligado somente ao êxito profissional, e pela chatice de sempre ser perguntado sobre os concursos por quem não faz ideia do quanto essa luta é difícil. Portanto, assuma que essa é uma fase necessária e passageira, e que você não está parado no tempo. É preciso reavaliar o conceito de sucesso e se orgulhar de ter a coragem de lutar pelo que quer, ainda que essa luta seja longa, desafiante e, por vezes, desanimadora. Uma frase que me marcou e que carreguei sempre comigo diz que “é justo que muito custe aquilo que muito vale”. Todo esse esforço tem um propósito claro e vai valer a pena.

Outro ponto tão importante quanto pouco falado pelos aprovados é a questão da saúde mental dos concurseiros. Grande parte das pessoas que vivenciam esse desafio enfrenta problemas de ansiedade e depressão dos mais variados níveis de gravidade. Demorei a descobrir que muitos dos meus colegas concurseiros tomavam remédios e frequentavam psiquiatras. Esse silêncio não é bom. Um assunto como esse deve ser discutido de forma aberta e saudável, não com o fim de estimular o uso de medicamentos, mas com vistas a conscientizar aqueles que passam por algo assim a buscarem ajuda médica e psicológica antes do agravamento do quadro, bem como a tomarem atitudes preventivas, como a prática de atividades físicas, meditação e respiração. Tratamento psicológico ou psiquiátrico não é sinal de fraqueza ou fracasso, é sim demonstração de consciência e autocuidado. Sua saúde deve vir em primeiro lugar.

Aprendi também que paciência, resiliência e humildade são qualidades aperfeiçoadas pelos anos de estudo e provas de concurso. Busque desenvolvê-las desde o início e seu caminho será menos dolorido.

Saiba que cada fase do concurso exige uma estratégia. Embora a base para todas seja a mesma, certas adaptações são necessárias. A leitura mais intensa de lei seca e súmulas para a primeira fase; a simulação de sentenças e alguma pesquisa de banca na segunda fase, e o treino com colegas e leitura de conceitos básicos para a fase oral são bons exemplos disso. No entanto, dê mais valor ao ato de estudar e à análise de seus próprios resultados do que a planejamentos, métodos e materiais. Mais vale um estudo menos organizado do que muita estratégia sem estudo.

A prática da gratidão por sua vida atual e por suas oportunidades também faz o caminho menos penoso. Toda fase da vida tem seu lado bom. Não romantize a vida após a posse. Outros problemas e angústias terão vez quando a aprovação vier, e está tudo bem, a vida é assim. Cabe a nós encarar as dificuldades de forma mais leve e saudável, cultivando a alegria e gratidão diárias. 

Seja bom e pratique o bem. Em concursos de alta performance, seu maior concorrente é você. Compartilhe o que sabe, ajude os amigos e colegas quando puder, pergunte e peça ajuda quando precisar. Acredite: você vai receber muito mais do que dar. Agradeço aos queridos amigos que fiz ao longo dessa jornada, os quais tornaram a minha estrada menos solitária e mais colorida. Compartilhamos dores, medos, alegrias, esperança, resumos, dicas, atenção e carinho; e essa rede de apoio me fez mais forte. Vocês estão guardados em meu coração!

Por fim, e não menos importante: peço que acredite em você!! Você pode, é capaz, basta persistir. Muitas vezes nos tornamos nosso pior inimigo, com excesso de autocrítica e de autojulgamentos, pensamos nunca fazer o suficiente. Pratique a empatia consigo mesmo, compreenda suas limitações e admire sua evolução, isso te fará mais forte, confiante e feliz.

Se eu cumpri todos esses meus conselhos com perfeição? Claro que não! Mas segui aprendendo a cada dia, amadurecendo a cada prova, e cuidando de mim como só eu sei e posso fazer. Caí, chorei, levantei-me, e continuei caminhando, até o tão sonhado dia da aprovação chegar…e ele chegou. Chegou lindo, emocionante, gratificante como imaginei! E como eu sei que também será o seu no momento certo. 

Um abraço carinhoso em você que me lê neste momento. Siga firme, a sua aprovação está logo ali! 

Rayana Falcão


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Caro, Júlio, o depoimento da Rayana Falcão é carregado de sabedoria e empatia, muito valioso aos que, como eu estão na caminhada.

    A frase “é justo que muito custe aquilo que muito vale” faz todo sentido, assim como, " mais vale um estudo menos organizado do que muita estratégia sem estudo", as vezes peco neste ponto, mas entendi o conselho de peito aberto.

    Obrigado por compartilhar conosco esse belo e sábio depoimento, Rayana.
    E ao Júlio, obrigado pelo espaço.
    Estarei presente no blog todos os dias.. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Lindo depoimento, parabéns Rayana Falcão.
    Ao Júlio, parabéns pelo site, é excelente.

    ResponderExcluir