Disponibilizo aqui vários trechos da minha prova oral no MPF, concurso em que tive a enorme felicidade de conseguir a maior nota na arguiç...


Disponibilizo aqui vários trechos da minha prova oral no MPF, concurso em que tive a enorme felicidade de conseguir a maior nota na arguição.

A prova oral do MPF é considerada a mais difícil no meio dos concursos em razão do conteúdo e do formato da prova. São 10 examinadores para 11 bancas, cada qual com o "poder de veto", pois é necessário alcançar 50% dos pontos em cada uma delas. O tempo de arguição com cada examinador varia, mas fica em torno de 20 a 30 minutos, de modo que a prova dura, em horas líquidas, cerca de 3 horas. Além disso, o sorteio do ponto do edital, que é bem extenso, é feito na hora. Não bastasse isso, os examinadores são referências nos respectivos assuntos, como, por exemplo, a Deborah Duprat em Constitucional, Douglas Fischer em Processo Penal, Sérgio Arenhart em Processo Civil e o Ministro do STJ, Gurgel de Faria, em Tributário.




Na aba de "cursos de prova oral", existem quatro serviços: curso presencial, curso online individual (por Skype), curso compartilhado online (por Sykpe) e simulação de prova oral (por Skype). A ideia central é de que a naturalidade da fala é importante mecanismo de confiança e empatia. Nos cursos, são apresentados aos alunos diferentes trechos da prova oral, de modo a tornar mais claras as estratégicas que podem ser usadas em momento tão crucial.

10 comentários:

  1. Excelente! Oratória irretocável!

    ResponderExcluir
  2. Que que é isso?
    Existe alguém melhor?
    Excelente!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Belo domínio da língua portuguesa e jurídica. Faz bom uso da máxima "informação é poder". Com o raciocínio ágil, também fala rápido; não dá tempo de o examinador encontrar algum erro. hehe Notei isso tb na discursiva de constitucional (ainda que na forma escrita). Impressionante.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Júlio, como sempre uma oratória sensacional.
    Elder Sena.

    ResponderExcluir
  5. O mestre além de boa oratória têm memória fotográfica. Uau!

    ResponderExcluir
  6. É impressionante! Grande inspiração.

    Obrigado Júlio!

    ResponderExcluir
  7. Diz aí os livros onde foram coletados tais dados...Espetacular!

    ResponderExcluir
  8. Velocidades no raciocínio e na fala...o que representa domínio verdadeiro sobre o tempo

    ResponderExcluir