Trajetória nos concursos - Anderson Mota

By | maio 19, 2019 Leave a Comment

Trago hoje a trajetória do amigo Anderson, juiz do TJSP e ex-juiz do TJMA. O relato evidencia a importância da resiliência, de não desistir. Anderson passou por batalhas distintas: em primeiro lugar, conseguir ser aprovado para o cargo de juiz. Na sequência, obter outra aprovação, por meio da qual poderia viver mais perto das pessoas que ama. Isso demonstra bem dois lados de realização do ser humano: o profissional e o pessoal. Durante nossa convivência na Escola de Magistratura do TJSP, Anderson sempre se referiu com muito carinho e gratidão ao grande período de aprendizado na magistratura do TJMA. O lado profissional certamente estava realizado. No TJSP, buscou conciliar esse viés - tão importante quanto - pessoal. Fico muito feliz de ver pessoas conseguindo lutar e vencer sem perder de vista que a vida não se resume ao trabalho. São batalhas igualmente importantes e dignas! Muito obrigado, Anderson (@blessed_traveller)!

“Ninguém na sua vida é mais importante que você e a partir do momento que você toma conhecimento disso passa a entender que cada minuto de estudo é um investimento que no futuro lhe trará a enorme satisfação de ter conquistado de forma honesta aquilo com o que tanto sonhou”.

Tive a honra de compartilhar o ambiente da Escola Paulista da Magistratura com o querido amigo Júlio e faço esse breve relato a seu pedido, com a esperança de que possa vir a ajudar quem se dedica aos estudos e almeja um cargo público.

O sonho de me tornar Juiz de Direito surgiu ao começar a exercer a função de Conciliador Voluntário no Juizado Especial das Relações de Consumo de Belo Horizonte/MG. Até então, ser Juiz, para mim, era algo reservado àqueles que já possuíam tradição jurídica na família, o que definitivamente não era meu caso. Naquele órgão, pude conhecer Magistrados de altíssimo nível intelectual e de formação humanística que me inspiraram e me incentivaram a iniciar os estudos. 

Sempre trabalhei e estudei. Além de Estagiário, fui Escrevente Judicial, Advogado, Assessor de Juiz e atuei em alguns cursos preparatórios como Professor. Após dois anos e meio de estudo diário consegui lograr êxito no concurso de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, mas amarguei quase o mesmo tempo para que eu pudesse, enfim, tomar posse no cargo. 

Exerci a Magistratura no interior maranhense por pouco mais de um ano e, durante todo esse período, me deparei com um dos maiores desafios que eu poderia enfrentar: voltar a estudar para os concursos da magistratura estadual. Estava muito longe de casa, da família, dos amigos, muito embora eu tivesse ali, na Escola da Magistratura Maranhense, conquistado valiosos amigos e colegas de profissão, mas os encontros não eram constantes devido às dimensões geográficas do Estado. 

Os servidores das comarcas por onde passei (Açailândia/MA e Carutapera/MA) também foram incríveis comigo, mas algo ainda faltava na minha vida: a proximidade com a família e com os amigos e a única forma de solucionar isso seria voltando a estudar. Foram dias, noites, madrugadas e todos os finais de semana estudando e trabalhando sem cessar. O cansaço às vezes doía, o choro, a solidão, a angústia de não saber se eu conseguiria ser aprovado eram companheiros constantes da mesma forma que o eram antes de eu conseguir passar no certame do TJMA. 

Viver isso tudo novamente longe de quem se ama e te dá o cirúrgico suporte para continuar é pesado. Mas era o meu Golias, não havia outra maneira: eu precisava catar as pedras que havia a meu alcance e torcer para que elas fossem certeiras. E foram. Sem muito acreditar no que estava acontecendo, mas sem desistir um segundo sequer, fui passando pelas fases do concurso de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Problemas maiores apareceram durante esse período, mas foi aí que também apareceram, com mais vigor e evidência, as pessoas que sempre estiveram ao meu lado amparando meus momentos de fraqueza. Amigos e familiares, nessa fase, foram essenciais. Tive que me acostumar com a nova rota aérea Maranhão/São Paulo para que eu pudesse participar do certame neste Estado sem, em momento algum, me descuidar das funções que possuía naquele. Passados alguns meses, de batalha em batalha, me referindo às fases do concurso da magistratura bandeirante, veio a prova oral. 

Os momentos que antecederam esta derradeira etapa foram de profunda solidão e de intenso estudo, mais uma vez o cansaço e o medo me desafiaram, mas não me abati, perseverei. Acreditei em cada minuto que se fosse a vontade de Deus para minha vida ser Juiz no maior Tribunal de Justiça do mundo eu venceria. A prova oral foi honesta, tranquila e dentro do que eu havia estudado. 

O resultado veio e junto com ele a maior alegria profissional já atingida por mim até hoje: aprovado para o cargo de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, 187º concurso da magistratura paulista. Hoje, o orgulho da conquista e a consciência da responsabilidade que tenho me fazem querer ser cada dia melhor. Consigo ver que as dificuldades enfrentadas no caminho forjaram em mim um homem e um profissional melhor, ainda incompleto em todos os sentidos, porém mais tranquilo por saber e sentir que estou no lugar certo, fazendo o que amo e por ter alcançado tudo sem que fosse necessário passar por cima de qualquer pessoa. 

Durante toda minha trajetória de preparação para os concursos da magistratura que participei (cerca de 6 anos) eu tinha para mim um pensamento que brotou de uma conversa com uma amiga e que compartilho com vocês: 

“Ninguém na sua vida é mais importante que você e a partir do momento que você toma conhecimento disso passa a entender que cada minuto de estudo é um investimento que no futuro lhe trará a enorme satisfação de ter conquistado de forma honesta aquilo com o que tanto sonhou”. 

Sou solidário a você que estuda, que trabalha, que sonha, que tem decepções, que chora, que cansa, fica sem dormir, não tem finais de semana, que cai e se levanta. Essa sua história é igual a minha, é igual a de muitos outros que já conseguiram a aprovação, portanto, a única coisa que sinceramente posso lhe desejar é resiliência. Seja persistente. Permaneça no caminho que está que a vitória será sua. Não desista, pois a aprovação será consequência de toda renúncia e esforço que você vem fazendo. Deixo aqui meu caloroso abraço e meu muito obrigado ao amigo Júlio pela oportunidade de escrever aos seus leitores. Anderson Mota, Juiz Substituto do TJSP.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: