Trajetória nos concursos - Bruno Betti Costa

By | maio 19, 2019 Leave a Comment

Trago hoje o relato do Bruno, aprovado em diversas procuradorias, que gentilmente aceitou o convite para escrever. A trajetória do Bruno demonstra a importância de saber a carreira desejada para aumentar a eficiência. A leveza de saber o cargo desejado já facilita muito o estudo quanto às matérias mais importantes e às habilidades necessárias. O @brunobetticosta é professor e tem usado o perfil no instagram para dar dicas para concursos. Muito obrigado por compartilhar a trajetória, Bruno!

Fala, pessoal. Tudo bem? Meu nome é Bruno Betti Costa, sou professor de Direito Administrativo e aprovado em concursos de procuradoria, como a PGE SP (4º lugar), PGM BH, PGE PE, PGE SE, CMBH.

Me sinto honrado pelo convite feito pelo Júlio de poder falar um pouco da minha trajetória nos concursos públicos. Sei o quão importante é uma palavra, uma mensagem de quem já foi aprovado. Espero poder contribuir com a preparação de vocês.

A minha trajetória de estudo para concurso foi curiosa. Ainda na faculdade, eu sempre falava que iria estudar para concurso da magistratura federal. Talvez pelo encanto que o cargo gera nos alunos iniciantes na faculdade. Mas não havia nenhuma vocação para juiz.

A minha preparação não foi linear. Posso dividi-la em dois períodos. O primeiro em que não estudava corretamente. Estudava sem critério, sem método, sem compromisso, a bem da verdade. Não havia sacrifícios, parava de estudar para assistir aos jogos de futebol que eu gostava e passasse no horário do meu estudo. Na verdade, estava me iludindo.

Por outro lado, o segundo período (quando optei pelo estudo da advocacia pública) foi espetacular. Estava focado, concentrado, ciente do que deveria fazer. Estava determinado a ser aprovado. A necessidade de “arrumar” a minha vida, poder viver os planos que sonhava impulsionaram os meus estudos. Nada tirava o meu foco. Era final de semana, feriado, Natal ou carnaval. Foram 2 anos e meio desse período, até o resultado final da PGE SP.

Durante esses dois anos e meio, as aprovações que obtive me motivaram cada vez mais, via que estava no caminho certo. Era questão de tempo. Não vou mentir, nesse período também tive incertezas, angústias e medos. Aí, entrou em cena o meu apoio, a minha base. Entrou em cena a minha família. Pai, mãe, irmã, noiva. Todos me apoiando, abrindo mão de liberdades para propiciar um estudo em um ambiente de tranquilidade e de qualidade. É preciso que a família esteja ao lado, acompanhando os passos e dando força para alcançar a aprovação definitiva.

Meus amigos, o que digo para vocês é que não há segredo, não há fórmula, não há um método de aprovação. Quem vende fórmula da aprovação está te iludindo. Não caia nessa. Crie o seu método, a sua fórmula, o seu segredo. Por isso a importância de cada depoimento de aprovados em concursos. Com eles, vocês podem perceber quais técnicas podem adequar ou não a suas realidades, as suas dificuldades.

Estudem e estudem e estudem. O estudo é fonte de transformação. Estou à disposição para eventuais dúvidas.

Forte abraço,

Bruno Betti


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: