A atenção pode ser definida como a direção da consciência ou o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objetivo (Dalgal...

Como é a sua atenção em momentos de tensão? Por Juliana Amaral

By | novembro 16, 2021 Leave a Comment


A atenção pode ser definida como a direção da consciência ou o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objetivo (Dalgalarrondo, 2019). Trata-se de um conjunto de processos psicológicos que torna o ser humano capaz de selecionar, filtrar e organizar as informações em unidades controláveis. 


Assim, a atenção está vinculada a processos cognitivos complexos que envolvem a intenção, o planejamento e a tomada de decisões. Esses processos estão na base da ação volitiva. Existe uma divisão em relação aos subtipos de atenção:

1. Atenção concentrada 

2. Atenção seletiva 

3. Atenção dividida

4. Atenção alternada

5. Atenção sustentada 

6. Seleção de respostas do controle executivo 


Hoje, vou falar com vocês sobre a Atenção seletiva, que é muito importante para etapa da prova oral. Ela resume a qualidade mais importante dos processos atencionais: a seletividade. Diz respeito a manutenção da atenção apesar da presença de estímulos distratores ou concorrentes. 


Quando a atenção elege certos estímulos, a capacidade de responder a outros diminui proporcionalmente. Por isso, em momentos de tensão, como é o caso da prova oral, alguns dos distratores mais comuns são os sintomas físicos,  os pensamentos disfuncionais e o automonitoramento excessivo de um estado interno ansioso. 


O viés atencional para a ameaça social faz com que a atenção seletiva eleja esses estímulos externos e internos como foco atencional, deixando de se concentrar no que realmente importa: nas perguntas e na matéria. É isso que gera aquela sensação de “branco” em alguns candidatos. 


A terapia cognitivo comportamental pode ajudar a lidar com a ansiedade para que ela não seja um distrator no momento da prova oral.  


Beijos @julianaamaralpsi 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: