Assim, a atenção está vinculada a processos cognitivos complexos que envolvem a intenção, o planejamento e a tomada de decisões. Esses processos estão na base da ação volitiva. Existe uma divisão em relação aos subtipos de atenção:
1. Atenção concentrada
2. Atenção seletiva
3. Atenção dividida
4. Atenção alternada
5. Atenção sustentada
6. Seleção de respostas do controle executivo
Hoje, vou falar com vocês sobre a Atenção seletiva, que é muito importante para etapa da prova oral. Ela resume a qualidade mais importante dos processos atencionais: a seletividade. Diz respeito a manutenção da atenção apesar da presença de estímulos distratores ou concorrentes.
Quando a atenção elege certos estímulos, a capacidade de responder a outros diminui proporcionalmente. Por isso, em momentos de tensão, como é o caso da prova oral, alguns dos distratores mais comuns são os sintomas físicos, os pensamentos disfuncionais e o automonitoramento excessivo de um estado interno ansioso.
O viés atencional para a ameaça social faz com que a atenção seletiva eleja esses estímulos externos e internos como foco atencional, deixando de se concentrar no que realmente importa: nas perguntas e na matéria. É isso que gera aquela sensação de “branco” em alguns candidatos.
A terapia cognitivo comportamental pode ajudar a lidar com a ansiedade para que ela não seja um distrator no momento da prova oral.
Beijos @julianaamaralpsi
0 Comments: