Trago aqui a arguição do Danilo Elias Pereira no TJMT (que ficou em 1º lugar da oral, empatado com duas pessoas), que foi a primeira prova o...

Arguição do 1° lugar da oral do TJMT (Danilo Elias Pereira)

By | agosto 20, 2021 Leave a Comment


Trago aqui a arguição do Danilo Elias Pereira no TJMT (que ficou em 1º lugar da oral, empatado com duas pessoas), que foi a primeira prova oral online da magistratura no Brasil.

Tive a oportunidade de conhecer o Danilo no curso de prova oral e, à época, já era perceptível o seu potencial, tanto que, não bastasse essa 1ª colocação na oral, obteve também o 2º lugar geral do MPGO, instituição em que é Promotor de Justiça atualmente. Ele autorizou a publicação do vídeo para ajudar a desmistificar um pouco essa fase do concurso. 

Costumo sempre lembrar - o que, aliás, é evidente na arguição do Danilo - que conteúdo não é sinônimo de arrogância: é possível demonstrar conteúdo de forma humilde, inclusive citando informações específicas, as quais são relevantes para demonstrar ao examinador que temos diferenciais, como a maior precisão ou densidade. Danilo, por ex., cita autores específicos de Direito Penal, lembra de tratados internacionais e até mesmo a época da criação do IPHAN. Enquanto professor de prova oral, percebo que muitas pessoas refutam informações específicas, como se elas, por si só, indicassem soberba, o que é um erro teórico. Tudo depende da forma com a qual nos comunicamos.

E isso não quer dizer que, ao aprofundar em certo ponto, devemos saber tudo de tudo: de forma humilde e assertiva, Danilo soube usar o deferente “não me recordo”, até porque o “chute”, em determinadas hipóteses, pode ir além do truísmo e soar como um desrespeito para com o examinador. Nesse panorama, quando, em penal, o examinador exigiu a sua completude sobre as correntes quanto à lavagem de capitais, ele falou o “não me recordo”. Não se limitou, porém, a ele, tanto que buscou a seguinte imagem, esperada de uma pessoa assertiva: “embora não sabia com precisão o ponto indagado, tenho algo a registrar a respeito”. 

Além disso, Danilo consegue falar de forma extremamente organizada e diversificada, lembrando um índice de livro: abre classificações, adentra nas espécies, menciona as diferenças etc. Por todas as razões, merecida a classificação, Danilo! Parabéns!

Segue link do vídeo completo:



 


 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: