DISCIPLINA E PERSISTÊNCIA - CONCLUSÃO: A disciplina não é um fim em si mesmo (sunk cost fallacy)

By | agosto 24, 2020 Leave a Comment





Sempre recordo que os pontos comuns que vejo entre os aprovados são: algum método (forma de organizar o estudo, mesmo que não muito metódica), persistência (não desistir na primeira barreira) e disciplina (alguma constância). 

E tenho reforçado também que de nada adianta um método bem desenhado se, de fato, não estudamos. Um bom técnico, sem jogadores, não ganha jogo: precisamos entrar em campo.

Para finalizar essa série de posts sobre disciplina e persistência, faço a RESSALVA OPOSTA: ser disciplinado não é um fim em si mesmo. 

Por mais óbvio que possa parecer que não passa quem necessariamente estudou por mais tempo, existe uma falácia, muita lembrada em economia, do "custo afundado" (sunk costs fallacy). Consiste, em suma, no comportamento de, em razão do investimento de tempo/dinheiro, mantermos a mesma orientação, ainda que ela não traga resultado. Baseia-se, em última análise, na nossa aversão às perdas.

Como em tudo na vida, a justa medida é fundamental. Na história real retratada no filme "O Homem que mudou o jogo", Brad Pitt interpreta um dirigente que baseou as estratégias do time de beisebol em algo não convencional, valendo-se de estatísticas e ciência. Ante sucessivos resultados ruins, insistiu até obter o resultado positivo e comprovar a sua hipótese. Sem a insistência, ele teria jogado fora o método que lhe seria proveitoso!

O ponto ótimo é conciliar a disciplina e persistência a um método que funcione para você, com "relativa estabilidade". Adapte-o se estiver diante de (i) resultados bem INsatisfatórios, mesmo havendo (ii) disciplina, (iii) persistência e (iv) algum tempo de maturação do método (!!).

Com isso estou dizendo que devemos evitar confundir persistência com teimosia (incorrendo na falácia dos "custos perdidos") e persistência com pressa e heteronomia irrefletida (presa fácil para qualquer vendedor de receita pronta).

Essas variáveis foram importantes nortes para eu conseguir encontrar o método que funcionou para mim, pois a ele somei a disciplina e persistência! Talvez possam te ajudar a encontrar bons insights!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: