A importância do foco - Por André Rios Gomes Bica

By | maio 23, 2020 Leave a Comment


"A palavra foco é muito banalizada nos meios concurseiros, entoada como um mantra 'força, foco e fé'. Foco para mim não é isso, foco é pensar em quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo, e qual a melhor forma possível de alcançá-los. Acredito que adotar um edital como base, ou mesmo mais de um para quem quer conciliar carreiras estaduais e federais, concentrando nas matérias comuns é muito melhor que ficar pulando de edital em edital como fiz inicialmente.
Vejam, o concurso do MPF foi o único concurso para o qual eu comecei a estudar especificamente antes de lançarem o edital (e foram só uns 6 meses), e acabei sendo aprovado em 3o lugar. Em algum dos concursos que perdi por pouco, poderia ter sido aprovado se tivesse planejado de forma adequada. Se eu tivesse, após a graduação, focado diretamente na DPE/RJ (por ser meu estado e uma das mais bem estruturadas defensorias), teria uma chance de aprovação muito maior.
O nível dos concursos atualmente é muito alto, e é muito comum ser cobrado dos candidatos conhecimentos internos da instituição, como notas técnicas, pareceres, enunciados de órgão internos, de forma que a preparação específica é crucial.
Por fim, a preparação específica para algum concurso em especial não te impede de fazer outras provas, mas eu evitaria fazer provas que fujam muito do seu foco.
Avaliem se as estratégias e métodos adotados estão funcionando, o que pode ser melhorado, quais deficiências precisam ser sanadas, mas respeitem a sua individualidade e aprendam o que funciona e o que não funciona para cada um"

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: