DISCIPLINA E PERSISTÊNCIA - Parte 3 - o foco monástico e a luta contra a procrastinação

By | março 30, 2020 1 comment


O foco está associado à diminuição de complexidade (isolamento daquilo que se executa). De fato, nenhum lutador de UFC será eficiente no octógono se, ao mesmo tempo em que se preocupa com o adversário e sua estratégia, tenta perceber os rostos na plateia ou se esqueceu de pagar a conta que recebeu no e-mail. De lado oposto, Bill Gates, segundo série da Netflix, se isola (sem celular e nada) de tempos em tempos para ler bons livros.

O hábito da mente vazia, chamado hoje de mindfulness, é algo exortado de há muito pela meditação e budismo, produzindo atenção plena ou mais limpa. Ele ajuda, em suma, a esvaziar esse comportamento multitarefa (multiple tasks), que, ao se preocupar com tudo ao mesmo tempo, não é eficiente em nada e causa sentimento de culpa e angústia (porque não se cumprem as tarefas no momento e na qualidade sonhada).

A ideia de AGENDA (não necessariamente no sentido literal) é uma boa saída. Todos nós acordamos, dormimos e, nesse ínterim, agimos. A diferença é que a AGENDA do que fazemos pode ser PASSIVA, deixada ao sabor das emoções, o que tende a criar hábitos ruins e ineficientes. Liga-se a TV sem saber o que irá assistir, delegando a pauta do nosso entretenimento a um programa qualquer. Olha-se para o celular sem saber o que busca. E assim sucessivamente. É como se, na agenda passiva, existissem delegações: “das 20 às 22 hrs – contemplar o celular”.

Se, ao invés dessa atitude passiva, tomamos as rédeas da agenda, tornando-a ativa, a produtividade tende a CRESCER muito! E, dentro dessa agenda ATIVA, é relevante ser MONÁSTICO, NÃO fazendo nada além daquilo que foi programado. Assim, caso a mente fuja, vale a pena tomar nota para dar atenção monástica a isso em outro momento (anotando em bloco de notas: “passagens”). Se separou hora para comprar passagens, faça isso (e não olhe o instagram); se foi para estudar, faça isso (e não olhe passagens). No final das contas, fica possível fazer várias coisas não AO MESMO TEMPO, e sim NO SEU DEVIDO TEMPO. A exceção, claro, existe e deve sustar a agenda monástica se for algo que, sob pena de grande prejuízo (!), não possa esperar.

Assim, a agenda ATIVA cria condições de dizer "não" à procrastinação!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Saudações grande Julio,

    É incrível como nesse texto, assim como um cirurgião que realiza uma cirurgia, você foi preciso e cirúrgico.

    Muito obrigado, meu amigo!

    ResponderExcluir