DISCIPLINA E PERSISTÊNCIA - Parte 2 - Quantas páginas devemos ler por hora? Quantas horas estudar? A diferença entre degustar e beber (intensidade, exposição e frequência)

By | março 24, 2020 Leave a Comment


Uma pergunta muito comum de concurseiro – sobretudo o iniciante - é saber quantas páginas devem ser lidas por hora/dia. Outra pergunta é sobre quantas horas estudar e se deve estudar em finais de semana. Trazendo essas perguntas para outro contexto, não soaria estranho alguém te dizer que ingere diferentes bebidas com a MESMA intensidade e frequência (água e vinho, por ex.)?

Sempre respondo que DEPENDE, afinal, ler uma obra densa (de Daniel Sarmento, por ex.) é diferente de ler uma obra rasa (cheia de paráfrases de lei). Ler jornal para apenas se informar é diferente de ler um julgado sobre PIS/COFINS. Ninguém bebe o vinho na mesma velocidade que bebe água. Há até um verbo para diferenciar essa intensidade: degustar. O estudo para concurso, da mesma forma, deve levar em conta essa diferença de INTENSIDADE da atenção.

Outro ponto é a EXPOSIÇÃO, que, diferentemente da INTENSIDADE, não tem relação com densidade/especificidade do que é contemplado, mas o tempo em que você irá permanecer executando aquela tarefa. É plenamente possível tomar, sem perceber, 1l de água em uma hora, mas tomar 1l  de vinho já é bem diferente! Daí já se tira uma boa lição inversamente proporcional: quanto maior a INTENSIDADE melhor diminuir a EXPOSIÇÃO, pois a fadiga será inevitável. 

Por seu turno, a FREQUÊNCIA tem relação com a repetição disso em intervalo de tempo. A frequência é alta se todos os dias você se EXPÕE a algo. Sucede, todavia, que se você estuda de forma INTENSA (material complexo) e com grande EXPOSIÇÃO (muitas horas/dia), provavelmente isso irá te fadigar e terá BAIXA FREQUÊNCIA (dificuldade de repetir isso no dia seguinte).

Em suma, como é praticamente impossível ser produtivo com as três escalas em grau máximo (EXPOSIÇÃO LONGA, INTENSA E FREQUENTE), a disciplina me parece estar associada a trabalhar SEMPRE combinando essas variáveis, dando predominância pontual a DUAS delas. Eu estudava menos tempo no dia que lidava com algo mais complexo, mas mantinha a frequência. Se estivesse desconcentrado e tivesse tempo, aumentava a EXPOSIÇÃO e diminuía a INTENSIDADE (era dia de ler matérias mais fáceis). 


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: