DISCIPLINA E PERSISTÊNCIA - Parte 1 - De nada adianta saber COMO estudar SEM, de fato, estudar

By | março 17, 2020 1 comment



Inauguro hoje uma série de posts sobre disciplina e persistência. Costumo dizer que os únicos pontos comuns que vejo entre os aprovados são: algum método (forma de organizar o estudo), persistência (não desistir na primeira barreira) e disciplina (alguma constância). As séries de posts até agora trataram de questões METODOLÓGICAS (como resumir, como revisar, como fazer diagnóstico e como enfrentar cada fase do concurso). Em muitos posts fazia a ressalva que o déficit de desempenho pode não advir de problemas de método, mas sim da falta de disciplina e persistência, que são o tema da atual série!

É importante relembrar sempre que o desempenho insatisfatório NÃO necessariamente é problema do método executado, pois existem fatores laterais, como o pouco tempo de dedicação ao estudo (o que faz com que se fique maior tempo sem ter novo contato com a matéria, prejudicando o desempenho), baixa concentração (sepulta qualquer método) e pouca assertividade (não confia no que executa, de modo que não dá continuidade à estratégia adotada). Esse conjunto de fatores muitas vezes é ignorado com a falsa crença de que, comprando novos serviços, materiais ou alterando o método, os resultados serão obtidos.

Às vezes uma breve dosagem na disciplina e persistência tem condição de produzir enormes resultados, executando O MESMO MÉTODO e com o MESMO MATERIAL. Ter consciência disso é o primeiro passo para não errar o remédio. Em concursos é muito comum a pessoa matar a vaca para matar o carrapato! O método pode ser bem pensado, mas o problema não é a sua arquitetura: e sim sua execução. 

Além disso, se a pessoa já obtém resultados, certamente eles poderão ser potencializados com a elevação da capacidade de disciplina e persistência. Tentarei, nos próximos posts, trazer alguns insights sobre o tema.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Excelente texto, Julio.
    Obrigado por compartilhar tantas informações e insights.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir