Fases do concurso - conclusão - os truísmos motivam, mas não ensinam

By | fevereiro 22, 2020 1 comment


Finalizo hoje a série FASES DO CONCURSO, iniciada em junho de 2019 e com 13 posts de fase objetiva, 30 de fase subjetiva e 19 de fase oral. 

Muitos já me indagaram a razão de trazer tantos detalhes: da impossibilidade de usar o argumento “ad argumentandum tantum” em alguns processuais ao cansaço gerado na banca de prova oral de “falar pelo gênero”. Não tenho a menor dúvida de que não é isso que traz curtidas e compartilhamentos. Pelo contrário: com o tempo percebi que quanto mais ESPECÍFICA for a dica MENOR o público, além de dar muito mais trabalho.

Por outro lado, não é difícil perceber que os posts mais compartilhados e comentados em matéria de concurso contêm basicamente truísmos (“acredite em você mesmo!”). Eles, sem dúvidas, são importantes, pois nos motivam. No entanto, NÃO instruem ou criam condições de manter ou mudar a rota. 

Certa vez uma pessoa muito querida me disse que, por trás de toda essa boa intenção que se verifica em diversas searas, há praticamente uma constante: A CONDUTA DE ESCONDER O TESOURO. Lembro de ter reprovado na minha primeira fase subjetiva (em 2016), ocasião em que escrevi muito POUCO em temas sobre os quais tinha certo domínio. Não tinha lido ou recebido dica sobre se se deve ou não escrever bastante na 2ª fase. Com a derrota, aprendi. E não reprovei mais em discursivas. 

Ciente disso, busco fornecer, na medida de minhas possibilidades, meus sinceros insights e compreensões sobre vários temas de concurso, inclusive para ajudar quem não tem a menor condição financeira de fazer cursos. Isso fortalece, em última análise, a AUTONOMIA das pessoas. Quem eu vi fazer isso e foi fundamental para os meus êxitos foi o @edilsonvitorelli, cujo blog, com dicas que saem dos truísmos, li diversas vezes durante a minha preparação, muitas das quais só fizeram sentido no final da jornada. 

Deixo assim a reflexão: o que consumimos em termos de conteúdo nos instrui ou apenas nos motiva? Talvez naquela dica específica e ignorada haja o diferencial para ser mais eficiente nas provas 😉


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Prezado professor, tem sido um prazer ler as suas postagens e, com isso, aprender um pouco mais a respeito de uma trajetória vitoriosa. Obrigado por compartilhar a sua experiência, seus insights e reflexões sobre as provas de concurso. Digo, com convicção, que, dos blogs sobre concursos que acompanho, este é aquele cujas postagens mais me têm orientado nessa árdua caminhada. Grato pelo seu trabalho, professor.

    ResponderExcluir