Trajetória nos concursos - Por Pedro Tenório

By | novembro 15, 2019 Leave a Comment




Hoje trago a trajetória do Pedro Tenório, promotor do MP-PR e aprovado para promotor do MP-MG e para Delegado de Polícia. Pedro já é conhecido no meio dos concursos não só pelas aprovações, mas também pelas excelentes dicas que fornece no @pedrotenorio1989. Aproveito já para indicar a página, que contém dicas detalhadas e objetivas, saindo do plano comum de dicas genéricas e truísmos. Quanto à trajetória, Pedro transitou de reprovações dolorosas (com 50 pontos na objetiva e com a reprovação na oral do MP-GO) para aprovações sucessivas. Para isso, o fundamental, como ele bem disse, foi conciliar a disciplina, a crença na vitória e a estratégia: "humildemente, acredito que o candidato que não volta a preparação para si comete um erro em sua trajetória, pois o conhecimento das deficiências, das qualidades e de suas próprias emoções é essencial para balizar os estudos e conseguir uma constante evolução"! Obrigado por compartilhar sua trajetória, Pedro! 

Hoje, sou Promotor Substituto do Ministério Público do Estado do Paraná, aprovado no Concurso para Promotor Substituto do ano de 2017. Contudo, consegui aprovação no LV Concurso para Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e no Concurso para Delegado da Polícia Civil do Estado de Pernambuco em 2016.

Após me formar no final de 2013 pela Faculdade de Direito de Maceió – FADIMA, iniciei a minha atuação como Advogado no ano de 2014 e fundei um Escritório de Advocacia, atuando na profissão até o ano de 2017. Paralelamente ao exercício da advocacia, no ano de 2015, conclui uma pós-graduação na área de Direito Penal e Direito Processual Penal.

Em Agosto de 2015, iniciei os estudos para concurso público voltados ao Ministério Público Estadual.

Em 04.10.2015, prestei o XVII Concurso para Promotor Substituto do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, sendo reprovado na prova objetiva com 50 (cinquenta) pontos.  

Em 08.11.2015, realizei a prova objetiva do XXXI Concurso para Promotor de Justiça Adjunto do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, fui reprovado na prova objetiva com 60 (sessenta) pontos.

Em 05.06.2016, prestei a prova objetiva do LIX Concurso para Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público de Goiás, fui aprovado com 71 (setenta e um) pontos, isto é, no limite do corte  (181ª posição). Nos dias 08, 09 e 10.07.2016, participei da prova subjetiva, cujo resultado me proporcionou o 5º Lugar e a possibilidade de ir à próxima fase. No dia 28.11.2016, prestei o exame oral e fui reprovado.

Em 02.04.2017, prestei o LV Concurso para Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público de Minas Gerais, fui aprovado na prova objetiva com 62 (sessenta e dois) pontos de 80 (oitenta), ficando com a 5ª nota. Nos dias 24 e 25.06.2017, prestei a segunda fase do certame e fui aprovado. No dia 17.10.2017, realizei o exame oral, tendo sido aprovado em 5º lugar. Após os títulos, fiquei em 6º lugar.

Em 28.05.2017, prestei a prova objetiva do Concurso para Promotor Substituto do Ministério Público do Paraná do ano de 2017, fui aprovado com 81 (oitenta e um) pontos de 100 (cem), em 8º lugar. Um dia depois da prova discursiva do MP/MG, nos dias 26, 27, 28, 29 e 30.06.2017, realizei as provas discursivas, seguindo à próxima fase. Após o exame oral, no dia 20.10.2017, consegui a aprovação em 7º lugar, ficando em 15º após os títulos.

Aproximadamente 02 (dois) anos depois ter iniciado os estudos voltados ao Ministério Público, no dia 12.12.2017, tomei posse no cargo de Promotor Substituto do Ministério Público no Estado do Paraná. Posteriormente, apesar de ter sido nomeado para Promotor de Justiça Substituto no Ministério Público de Minas Gerais, optei por permanecer na instituição paranaense, por razões ligadas à carreira.

Durante a preparação, experimentei os melhores e os piores momentos possíveis na vida de um estudante de concursos públicos. Da primeira aprovação na prova objetiva à reprovação na última: a prova oral.

Algo que me ajudou, durante os estudos, foi imprimir uma visão analítica do processo de preparação, tentei sempre pautar a minha trajetória em critérios objetivos, desenvolvendo estratégias a cada fase para catalisar o alcance dos resultados.

Acredito que os principais fatores que me proporcionaram a aprovação foi a disciplina, a crença na vitória e a estratégia.

A disciplina como remédio para os piores dias, como aqueles posteriores à reprovação na prova oral do MP/GO, onde um novo começo teria que ser construído, honrando o compromisso com os estudos.

Por sua vez, o fator da crença na vitória decorre de uma outra crença: a de que o trabalho duro nos dignifica e sempre prevalece, mesmo diante das provações. O rotina de estudos para concursos exige muita dedicação emocional, psíquica e física, não dá para fazer somente por obrigação, deve haver uma crença propulsora.

Por fim, a estratégia representa a necessidade de organização dos elementos essenciais dos estudos para concurso, bem como a criação de mecanismos de maximização no aproveitamento do tempo, por meio do feeling que todo candidato deve desenvolver de si por meio do autoconhecimento.

Algo que me auxiliou bastante foi a busca do autoconhecimento. Humildemente, acredito que o candidato que não volta a preparação para si comete um erro em sua trajetória, pois o conhecimento das deficiências, das qualidades e de suas próprias emoções é essencial para balizar os estudos e conseguir uma constante evolução.

Hoje, dedico uma parte de meu tempo fazendo publicações de textos voltados para concursos públicos no perfil do Instagram @pedrotenorio1989. Neste canal, compartilho um pouco da experiência adquirida durante a trajetória de estudos, com a finalidade sanar dúvidas recorrentes dos candidatos, desconstruindo crenças limitantes disseminadas no meio.

Uma mensagem final que gostaria de deixar é que o estudo comprometido e de qualidade prevalece diante de todos os momentos ruins, de angústia e de autossabotagem. Depois de tudo, todo esforço empreendido, todos os momentos de restrição, se transformam em sentimento de vitória e dever cumprido, dando sentido a tudo. A dificuldade é um pressuposto de uma grande vitória. Espero sucesso a todos que o buscam!


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: