O poder das pequenas, porém constantes, ações - Por Bruno Barcellos de Almeida

By | novembro 01, 2019 1 comment



Trago hoje o texto de Bruno Barcellos de Almeida (@brunoalmeida27), juiz do TJRS e professor da AJURIS. Aproveito já para indicar a página e curso do @passoadecidir, que trabalha com a fase de sentenças dos concursos de magistratura. No texto de hoje, o Bruno trata de tema muito relevante: focar no hábito, nos pequenos progressos, como estratégia para enfrentar gigantes. O enfrentamento de livros completos ilustra bem isso. Sobre o tema, tenho falado nos posts da fase subjetiva dos concursos da importância de estudar para todas as fases... afinal, torna-se juiz passando no concurso, e não apenas na prova objetiva. 

Centralizar o estudo numa estratégia cheia de atalhos para "tirar o peso dos ombros" de que a "objetiva foi superada" e/ou para sentir o prazer imediato do progresso com os "números oficiais" PODE gerar problemas a médio prazo, ou seja, a conta pode chegar um dia! Então, com os pequenos progressos (terminei aquele capítulo, atualizei os informativos...), facilitamos a motivação constante e derrotamos gigantes. Como bem disse o Bruno, "durante o estudo para magistratura, afora o tempo reservado para seguir o meu cronograma diário, fixado com o objetivo de esgotar a matéria do edital, eu costumava reservar em torno de 1h diária, geralmente antes de dormir, para ler em média de 20 a 30 páginas de cada doutrina que eu considerava importante para trazer densidade de conteúdo em uma fase discursiva". Obrigado, Bruno!

O poder das pequenas, porém constantes, ações

Na versão online da revista Exame, de 25/10/2019, há uma matéria sobre o lançamento do livro do ex-nadador na seleção brasileira, Joel Moraes, intitulado Esteja, Viva, Permaneça 100%, obra em que ele explora o poder dos pequenos hábitos para realizar grandes conquistas, o que se encaixa perfeitamente na rotina daqueles que estudam para concursos públicos, especialmente para os candidatos que visam às grandes carreiras jurídicas, de alta performance, como a da magistratura, que foi o meu caso.


Foco, disciplina e treinamento. Segundo o ex-nadador Joel Moraes, o Jota, esses são os três pilares essenciais para qualquer indivíduo atingir o seu máximo potencial. Para além disso, no entanto, ele destaca que acredita no poder das pequenas ações, e não das grandes. Refere que se deve trabalhar com os hábitos que deseja alcançar de maneira fracionada, e tal afirmação do autor guardou plena relação com um método exitoso que desenvolvi para leitura de doutrinas mais densas durante a preparação para o concurso e que, agora, repasso como dica.


O fato é que há obras jurídicas extremamente volumosas, mesmo dentre aquelas voltadas para concursos públicos, como, por exemplo, o Manual de Direito Civil do professor Flávio Tartuce, que possui 1763 páginas, causando um natural desânimo no candidato ao tentar sua leitura, por mais didática que venha a ser a redação do escritor, ao pensar que, necessariamente, despenderá inúmeros dias, quiçá meses, para devorá-la do início ao fim, prejudicando, daí, a programação do seu plano de estudos básico já alinhavada.


Entretanto, a dica reside em, a teor dos ensinamentos do ex-nadador da seleção brasileira, fracionar essa leitura, forma diária. Com efeito, durante o estudo para magistratura, afora o tempo reservado para seguir o meu cronograma diário, fixado com o objetivo de esgotar a matéria do edital, eu costumava reservar em torno de 1h diária, geralmente antes de dormir, para ler em média de 20 a 30 páginas de cada doutrina que eu considerava importante para trazer densidade de conteúdo em uma fase discursiva.


Desse modo, passei a “fracionar leituras”, porém de forma habitual, inclusive nos finais de semana, de tal forma que, após o período de 03 meses, já havia lido de duas a três obras jurídicas volumosas, forma integral, sem sentir “o peso desse trabalho”, caso tivesse resolvido terminá-las em “apenas uma tacada”.


Como ensina o atleta no livro, em vez de querer correr durante 15 minutos, ande por 07 minutos. Ao contrário de querer ler um livro por mês, leia um capítulo por semana.


Confie, portanto, no poder do hábito e fracione atividades, de forma a vencer tarefas que, em tese, parecem árduas.


Bons estudos!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Que legal essa dica, mas restou dúvidas: pelo visto, o autor do texto realizava leitura dinâmica e sem apontamentos ou grifos para revisão, pois reservava 1h para ler de 20 a 30 pg de cada matéria importante. Lia todas no mesmo dia, ou um ora cada? Eu, p.ex., demoro cerca de 1h pra ler apenas 10 pg (c/ grifos e apontamentos)... sou muito limitado (em comparação a vocês). Obrigado

    ResponderExcluir