Fases do concurso - Prova subjetiva - Parte 22 - As reprovações mesmo ante sucessivos êxitos na 1ª fase: o problema de focar apenas na prova objetiva

By | outubro 29, 2019 Leave a Comment



Não são poucas as pessoas que têm facilidade de serem aprovadas em provas objetivas e, reiteradamente, são reprovadas na fase subjetiva. Claro que as causas são inúmeras, indo de português à cobrança de tema desconfortável. O que quero destacar agora é a questão da falta de densidade no raciocínio jurídico, que PODE ser causada por estudo fragmentado demais e focado exclusivamente na prova objetiva.

Por ex., indagado se cabe o protesto de CDA, determinado candidato consegue, corretamente, dizer que sim, baseando-se nas sucessivas revisões e/ou questões que fez sobre o assunto. No entanto, (i) não sabe encontrar o tema na lei, (ii) não sabe a discussão subjacente (a ponto de ensejar a manifestação de Tribunal Superior em sede de recurso repetitivo), (iii) não consegue contextualizar constitucionalmente o tema e (iv) não consegue explicar um pouco o que são as CDA's e o protesto e para que servem. 

Já me antecipando ao argumento da “maximização da própria experiência” (“não sabia disso e passei!”), não estou dizendo que saber falar de cada subitem seja indispensável, e sim que essas provocações, com as devidas adaptações, podem servir para quase todo tema de prova subjetiva. 

Essa “falta de densidade” MUITAS VEZES vem de fragmentação excessiva do estudo, a qual, por sua vez, PODE ocorrer por falta da visão do todo (não domina o “timing” da argumentação do ramo, de sorte que o desempenho da objetiva se assenta quase sempre em “decoreba”) e desacoplamento das fontes do direito (não consegue associar bem a lei com a doutrina/jurisprudência). 

Ciente disso, optei no meu estudo por, (i) além de associar a doutrina e jurisprudência ao vade mecum (inclusive os “links” entre artigos propostos pelos livros de concurso), (ii) ler obras inteiras. Sobre o tema, ao contrário do que normalmente se diz, não se leva tanto tempo QUANDO se adota o hábito de buscar as “informações exclusivamente doutrinárias”.  Li o livro inteiro de eleitoral em menos de 2 semanas. Ademais, obtive assim INDEPENDÊNCIA de produtos e serviços no mercado que dizem o que focar e, a um só tempo, também me guiei por autores de livros consagrados no meio, como @clebermasson e @ricardoalexandre.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: