Trajetória nos concursos - Lilian Licia De Souza Caetano - Maritaca da asa quebrada também voa

By | setembro 06, 2019 Leave a Comment


Hoje trago a trajetória muito emocionante da amiga Lilian Licia de Souza Caetano, juíza do TJMG. Nomeada após 8 anos e 1 mês de estudo, a jornada da Lilian foi uma comprovação de resiliência: superou as limitações do AVC e duas reprovações na prova oral do TJSP. E tudo aquilo que ela enfrentou só trouxe aprendizado que certamente carregará durante a magistratura, tornando-a, como bem disse, um "instrumento condutor de paz e a justiça". Saiba, Lilian, que, como mineiro, é um privilégio para o Estado de MG receber os vôos dessa Maritaca! Parabéns pela trajetória e pela pessoa que é, @lilianlicia_caetano!

Em tenra idade, a SUPERAÇÃO e RESILIÊNCIA foram-me apresentadas. Aos 9 anos de idade, sofri um AVC, cuja causa até hoje é ignorada. Praticamente todas as regiões de meu cérebro foram afetadas... Pelos médicos,  considerada um milagre, pois diante das lesões cerebrais, as sequelas foram ínfimas: perda da fala e paralisia de todo meu lado direito... Depois de quase dois meses em hospitais, tive que lutar ainda contra depressão pós-hospitalar...

REVOLTA ou RESIGNAÇÃO? Nessa existência, eu havia ganhado a dádiva da vida pela segunda vez e por isso me fiz grata, não apesar, mas sim pelas pequenas limitações físicas. Abençoada com a capacidade cognitiva preservada, era hora de recomeçar: aprendi a falar, a engatinhar, a andar  novamente... Meu pai apelidou-me, carinhosamente, "MARITACA DA ASA QUEBRADA" e dizia: "Minha maritaca ainda vai mostrar que maritacas da asa quebrada também alçam voo" e incumbiu minha irmã da função de ser o meu "lado direito" - minha eterna guardiã. Minha mãe me via na música de Raul "Tente outra vez", dizendo-me que eu ainda seria capaz de sacudir o mundo. Graças ao apoio de toda minha família, fui avante! 

Mesmo antes da Faculdade já era, profissionalmente, decidida (MAGISTRATURA)... Foi então que a "MARITACA DA ASA QUEBRADA" saiu do ninho e foi fazer faculdade em cidade e estado nunca habitados... Foi necessário  esse pequeno voo para desenvolver habilidades que lhe seriam exigidas mais adiante. Bacharel em Direito,  pos-graduada, iniciava-se em 23.07.2011, a vida de concursos sempre focada na MAGISTRATURA. Em 2015 cheguei a fase oral do TJSP; por uma palavra alheia mal colocada "você se esconde atrás da sua deficiência" ou uma má compressão, por mim, do  contexto ali empregado, desestabilizei-me emocionalmente e como consequência, minha primeira reprovação na fase oral (08.07.2015). Aprendizado: blinde-se aos comentários alheios e confie em si mesmo. Em 2018, novamente consegui chegar a fase oral do mesmo Tribunal TJSP (17.07.2018); mais uma vez reprovada (08.08.2018). 

Aprendizado: ACEITAÇÃO a todas as situações... O calendário divino nem sempre corresponde às anseas terrenas. As forças de Deus conduziram-me através das palavras de minha tia materna que me incentivou a prestar a M.MAGISTRATURA de MG mesmo com todo cansaço que carregava em meus ombros... 

Menos de um mês de minha segunda reprovação no TJSP, estava eu em MG... Foi meu maior desempenho; quando me vi, estava eu n fase oral do TJMG... Coincidentemente, minha prova foi no mesmo dia da prova em que fui reprovada pela segunda vez.  O medo de uma terceira reprovação era me rondava... Se der medo, vai com medo mesmo... EU FUI!!! Dia 23.07.2019, ao completar exatos 8 anos e 1 mês de estudos, fui agraciada com a notícia de minha aprovação na MAGISTRATURA MINEIRA!  Dia 21.08.2019, nomeada e dia 29.08.2019, empossada MAGISTRADA perante o TJMG! 

Convictamente, hoje, posso afirmar: Naturalidade Paulista, mas certamente, ALMA MINEIRA, ad eternum! 

Não obstante ambas reprovações, no ano de 2015 e de 2018, na fase oral da Magistratura Tjsp, agradeço as frustrações vivenciadas, haja vista me lapidarem para o PRESENTE MOMENTO. Recusei-me a desistir... Insisti... Uma, duas, três vezes e quantas fossem necessárias..

Hoje digo: eu estou pronta, magistratura mineira, para seus desafios... O aprendizado sempre será constante... Que meus caminhos sejam trilhados pelas veredas da justiça, sempre... Que eu floresça onde for plantada para que seja um instrumento condutor de paz e a justiça em todas minhas decisões. Magistratura TJMG, um presente que o tempo me concedeu! MAGISTRATURA, MUITO mais que profissão, É UM DOM! A persistência torna-te invencível!!

Quem ACREDITA, SEMPRE ALCANÇA!




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: