Fases do concurso - Prova objetiva - parte 12 - O olho na vaga e a preparação para a prova subjetiva

By | julho 30, 2019 Leave a Comment




Ao terminar uma prova objetiva, muitos preferem não falar da prova com outras pessoas. Isso é compreensível, porque, a depender de quem fala/escuta, amplia-se a sensação de insegurança e tristeza. No entanto, é extremamente relevante acompanhar o ponto de corte estimado para a prova, uma vez que isso impacta diretamente no tempo disponível para a preparação para a fase subjetiva.

Muitas vezes o intervalo entre a prova objetiva e subjetiva é de poucos meses (cerca de 2 ou 3). A convocação para a prova subjetiva costuma ser feita com poucas semanas anteriores à aplicação da prova (cerca de 3 ou 4 semanas). Assim, aguardar essa convocação, feita após o julgamento dos recursos contra o gabarito preliminar, pode colocar o candidato em posição vulnerável.

Atualmente, a melhor forma de especular o ponto de corte é por meio do site olho na vaga, cujo índice de precisão é alto APÓS a divulgação do gabarito. Isso porque, ANTES do gabarito, a nota de corte é indicada a partir da regra/desvio padrão de assertivas marcadas, de modo que o grau de imprecisão é gigantesco. Já ouvi histórias de pessoas que, depois de sair o gabarito preliminar oficial, “perderam” 20 ou 15 pontos. 

Então, o momento ideal para ter previsibilidade é APÓS o gabarito, momento a partir do qual é possível já cogitar ir ou não para a segunda fase. Claro que, após o julgamento dos recursos, a nota pode oscilar. Nesse cenário, eu acho que um parâmetro razoável para cogitar estar na segunda fase – o que pode não se concretizar – é ter nota até dois pontos abaixo do corte estimado. Se, porém, não há anulações ou mudança de gabarito, é difícil de ser aprovado; se há muitas anulações/mudanças, até pessoas com 5 pontos abaixo do corte inicialmente estipulado podem ser aprovadas, assim como pessoas que estavam “no corte” podem sair.

Em todo caso, ainda que exista essa insegurança quanto à movimentação da classificação e corte APÓS o gabarito definitivo, entendo que os dados iniciais devem, sim, ser levados em conta para já se preparar para uma segunda fase e suas peculiaridades.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: