Trajetória nos concursos - José Oliveira Sobral Neto

By | maio 23, 2019 Leave a Comment

Hoje trago a trajetória do amigo Neto, juiz do TJSP. O relato demonstra muito bem a persistência: Neto, estudando desde 2012 para a magistratura, obteve, em 2018, a aprovação para o TJSP, tendo vivenciado no período uma evolução lenta e gradual nas oito provas de segunda fase de juiz de direito. Conciliou ainda o trabalho de assessor com a rotina de estudo para concursos e não abriu mão de, semanalmente, sair com os amigos. Como bem disse o Neto, cada um "organiza sua rotina com base na respectiva necessidade". Obrigado, Neto!

O grande amigo Júlio me convidou para dar um depoimento sobre essa vida de concurseiro e um pouco do caminho percorrido até à aprovação .

Minha trajetória nos concursos não foi tão rápido, houve muita, muita reprovação.  Logo que me formei comecei a fazer concurso para delegado, mas não obtendo êxito em nenhum deles. Somente no final 2012 comecei a prestar concurso para o cargo que sempre que quis: a Magistratura.
  
Já no 2013, obtive minha primeira provação na primeira fase para o TJSC. Como a maioria, me senti totalmente perdido e o resultado não foi outro a não ser reprovado. Em que pese ter ficado triste, isto foi temporário pois sabia que estava no caminho certo. 

Passei assim a organizar de maneira mais eficiente os meus estudos separando as matérias, dias e horários para estudar. Porque, além da vida concurseiro, eu também trabalhava no TJSE como assessor de juiz. Passei assim a estudar jurisprudência do STF e STJ, de no mínimo 2 anos,
Fazia resumos a partir do site dizer o direito, que me ajudava na véspera das provas.

A partir daí fui criando uma rotina de estudos diários, sábado, domingos e feriados. Não nego que ao menos 1 vez ao mês saia com amigos (algo leve, tipo barzinho), porque para mim era uma forma de higiene mental, em que pese algumas opiniões em contrário, já que cada qual organiza sua rotina com base na respectiva necessidade.

Algumas matérias eu estuda por livro como constitucional , tributário, processo civil, penal e administrativo . As demais eu lia apenas sinopses e “lei seca”.


Com esse ritmo fui aprovado no primeira fase do TJGO, TJDFT, TJMG, TJMS, TJSC (2013 e 2015), TJSE, TJRS (nesse perdi na fase de sentença ), até que veio o TJSP. Neste já havia quase que perdido as esperanças, pois tinha acabado de receber a notícia da reprovação na fase de sentença do TJRS... mas mesmo assim sabia que não podia desistir e fui com tudo no TJSP... vasculhei a biografia dos examinadores (extremamente válido na segunda fase).  No dia da prova, já tinha entregue nas mãos de DEUS.

Se fosse para ser meu que fosse ... e assim foi. Fiz as provas... e, no início de mês de dezembro de 2017, soube da notícia da aprovação na discursiva do TJSP. Misto de alegria e tensão, pois faltava ainda as sentenças, mas não demorou muito e logo depois do carnaval a notícia ... “ habilitado para prova oral” . Neste momento uma felicidade que não cabe dentro de você, porém instantes depois a “ficha cai “ e você toma consciência que tem a famosa prova oral do maior tribunal de justiça do país aí do lado já.

A partir da minha aprovação nas sentenças, fiquei bum regime de reclusão total ...só existia para mim um objetivo ser aprovado , quando vinha o cansaço, eu pensava “estou próximo”... “só mais um pouco” e assim fui contando com o apoio da família e amigos.  Treinei muito para prova oral... apostei todas as minhas fichas no TJSP.... e, no dia 08/08/2018, obtive a tão esperada resposta da minha vida: “aprovado” no tjsp.  Uma sensação que até hoje não sei explicar. Você simplesmente não consegue acreditar quando vê seu nome no telão com o com nota de sua aprovação.

Na jornada final do concurso (prova oral)  fiz grandes amigos que também foram aprovados e, logo no curso do formação, conheci o Júlio também, que deixou a marca dele na magistratura do tjsp! É isso , um breve resumo de linha trajetória !!

E nunca desistam... apesar das adversidades que possam surgir, mirem no seu objetivo que certamente ir alcançar também!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: