Diagnóstico - Parte 9 - A reação paliativa: a mudança pontual do método

By | abril 18, 2019 Leave a Comment


Nos posts anteriores, falei de alguns critérios para embasar a decisão mais impactante de alterar o método de estudo de forma mais significativa, o que pressupõe desempenho amplamente insatisfatório. No caso, porém, de obter alguns resultados satisfatórios (está bem, por ex., em lei de tributário, em jurisprudência de penal etc.), tem-se um indicativo de que o método executado é, em geral, adequado ao perfil. Não há razão para alterá-lo integralmente. Pequenas mudanças ou adaptações são suficientes. Foi exatamente o que fiz no meio dos meus estudos.

A minha ideia inicial era de que, tendo o material pronto (no meu caso, a associação da doutrina e jurisprudência à lei no próprio Vade Mecum), bastaria executar revisões sucessivas de todas as matérias. Ocorre que, com esse método, vi ainda deficiência em desempenho em determinadas matérias, como a parte doutrinária em penal. A solução que adotei foi AMPLIAR o número de revisões dentro de uma revisão global. Ao invés de estudar teoria do crime apenas 1 vez na revisão global, leria duas ou mais vezes (uma na primeira semana de estudo e outra na última, antes da prova, por ex.). O problema, assim, foi resolvido.

Outra adaptação eu fiz quando percebi a pouca utilidade (i) da associação da doutrina à lei em caso de temas densos doutrinariamente (como DH, Internacional e Teoria da Constituição) e (ii) da leitura da lei seca extensa e com baixa incidência (como a lei de S/A e lei de títulos de crédito), casos em que optei pelo resumo tradicional (em folhas A4) e passei a ignorar a lei.

O concurso é uma competição, e não uma luta por coerência metodológica. Não há sentido em ter um apego afetivo à “unidade metodológica”, ignorando dados bem eloquentes. A saída pragmática é fazer as concessões necessárias, as adaptações. As saídas são (in)finitas (passar a fazer questões, assistir vídeo aula, enriquecer o material doutrinário etc.) e, como já disse, podem ser construídas a partir do contato com outros aprovados ou por criatividade própria.

A intenção deve ser neutralizar o problema específico (um déficit de desempenho em certa fonte e ramo ou gasto excessivo de energia para algo com baixa incidência).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: