Diagnóstico - Parte 12 - A escolha inicial do método de estudos e o critério do erro-acerto

By | abril 30, 2019 Leave a Comment

Algumas pessoas que pretendem estudar para concursos me perguntaram a respeito do método a ser adotado, isto é, como saber qual será mais eficiente. Como não existe o parâmetro do DIAGNÓSTICO, a escolha inicial do método envolve maiores riscos, pois não é possível saber, de antemão, como aquele método se adaptará àquela pessoa em específico. Ao mesmo tempo, não é possível “testar” vários métodos por inteiro para saber com qual se adapta melhor, já que tudo isso demanda muito tempo.

A saída talvez seja uma postura mais intermediária, de forma análoga à possível de ser adotada na escolha de um livro doutrinário para ler. Por ex., diante do leque de livros indicados para leitura em determinado ramo, como cursos de processo civil, uma forma de escolher aquele que mais se coaduna com seu perfil é ler um capítulo para ver se gosta da profundidade e forma de escrita.

Adaptando ao caso do método nos concursos, é possível, por ex., executar exatamente o que um método propõe com relação a um ramo específico. No caso do método que executei (associei a doutrina e jurisprudência à lei no próprio vade mecum e buscava fazer revisões sucessivas), alguém que simpatizou com a abordagem pode, por ex., fazer isso em algum ramo e, na sequência, revisar, com algum espaçamento, por cerca de 3 vezes e, ao final, executar algumas provas para analisar o desempenho. Assim, verá se ele “funcionou” bem ou não e poderá maximizá-lo para outros ramos.

Um parâmetro de escolha é, portanto, esse viés do “erro e acerto”, pelo qual se pode descobrir a melhor abordagem sem, necessariamente, envolver o maior dispêndio de apostar em uma coisa só. O segundo parâmetro é a análise do perfil pessoal (mais auditivo ou não; lida psicologicamente bem com vulnerabilidades ou não, etc.), já que isso, certamente, tem relação com o “ponto cego” que impacta na eficiência dos métodos disponíveis para concursos. O importante, em todo caso, é buscar aquilo que dê resultados, ainda que envolva a combinação de métodos e técnicas distintas (resumo de vídeo em certo ramo; livro resumido de forma manuscrita em outro; sinopse sublinhada no terceiro ramo; só questões em outra matéria).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: