Trajetória nos concursos - Thiago Garcia Ivassaki

By | março 20, 2019 Leave a Comment



Hoje trago um breve relato da trajetória do Thiago Garcia, Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo. O Thiago é um grande formador de opinião na área jurídica, com mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Comentei recentemente que ele tem a rara coragem e habilidade de falar de temas novos, de fundamentar, de tecer críticas, sempre de forma profundamente didática. Não sabia, porém, dessa história de enorme superação individual, em cenários bem difíceis. Agradeço muito por compartilhar a história, Thiago!

Caro Júlio,

Mais uma vez, Parabéns pela sua trajetória brilhante. Serve de inspiração para todos os concurseiros.

Fico muito feliz quando encontro pessoas inteligentes, vocacionadas, guerreiras e do bem.

Estamos juntos sempre, para cooperação entre a PCSP e o MPF, e para interação na área acadêmica.

Hoje tive o privilégio de conhecer um pouco sobre você. Segue um trecho da minha entrevista para o Jornal Carta Forense, publicada também em outros canais e nas redes sociais. Acho importante conhecer o passado da pessoa para entender
a sua postura atual e o que ela almeja no futuro.
.
EM QUE MOMENTO DECIDIU SE ENVEREDAR PELOS CONCURSOS PÚBLICOS? Algumas pessoas escolhem as suas batalhas. No meu caso, fui escolhido pelas minhas. Aos sete anos de idade, durante uma viagem, meu pai faleceu. Desse modo, já na infância, tive que me transformar no homem da casa para cuidar da minha família. Foi uma época bem difícil, quase passamos fome. Percebi que a única saída era vencer pelos estudos. Comecei a estudar firme desde esse período, mas os colegas da escola achavam isso incomum. Passei a ser vítima de “bullying”. As agressões verbais e físicas eram constantes. Resultado: as minhas notas eram quase todas “10”, mas repeti de ano por faltas. Depois veio a fase “depressiva”. Não tinha vontade de sair de casa em razão de tudo que ocorreu. Com muito esforço, comecei a cursar Direito. Trabalhava em dois lugares (inclusive vendi revistas como ambulante), quase tive que trancar a matrícula por falta de grana e tive apenas um livro durante os cinco anos: um Vade Mecum totalmente desatualizado! Nesse período, meus avós - morávamos com eles - ficaram doentes. Tive que ajudar minha mãe nos cuidados com eles. Em diversas situações, estudei nos hospitais. Com o término da faculdade, o contrato dos meus estágios acabou e fiquei desempregado. Além disso, meus avós faleceram e a namorada que estava comigo há quatro anos terminou nosso relacionamento por telefone. Mesmo com todos esses problemas, graças a minha força de vontade e a Deus, consegui dar a volta por cima. Estudei sozinho - não tinha dinheiro para fazer cursinho – e passei no concurso de Delegado de Polícia de SP aos 25 anos de idade, na primeira tentativa. Ganhei homenagens, escrevi livros, comecei a fazer palestras no Brasil inteiro, passei a dar aulas no CERS e atualmente sou o Delegado/Professor mais seguido do Brasil, com mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais (@deltathiago). Por isso, caro (a) leitor (a), fica registrado meu conselho: acredite em você, tenha fé, lute e realize seus sonhos! 


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: