Revisão - Parte 12 - (Des)vantagens do método: o domínio e a não adaptação às bancas

By | março 10, 2019 Leave a Comment



Encerrando a atual série de posts, faço um balanço crítico das (des)vantagens da REVISÃO proposta. Bom, o meu estudo para concursos pode ser dividido em duas partes: a preparação do material (série “Vade Mecum”) e revisões (série “Revisão”). As vantagens da revisão exposta são: (i) simplicidade; (ii) velocidade; (iii) domínio; e (iv) divisibilidade. Em primeiro lugar, a SIMPLICIDADE reside no fato de que o método consiste, em suma, na montagem de um material denso e curto de vários ramos, com as fontes do direito devidamente separadas, para revisões sucessivas. Não há roteiros, cronogramas detalhados etc. Penso que isso favorece bastante a AUTONOMIA do estudante, sem depender muito de cursos de conteúdo ou de acompanhamento individualizado.

Por sua vez, a VELOCIDADE das revisões diminui o impacto da curva do esquecimento e do tédio. Os ramos são rapidamente atravessados. As revisões integrais (ie., lei, doutrina e jurisprudência) mais longas (de Civil ou de Proc. Civil) levavam 3 dias, enquanto algumas matérias eram vistas em cerca de 4 horas. O edital todo era revisto em 3 semanas.

Já o DOMÍNIO está relacionado ao acúmulo contínuo e crescente, com raciocínio entrelaçado entre as fontes e abertura para novos “links” o tempo todo.

Por fim, a vantagem da DIVISIBILIDADE diz respeito à segregação das fontes do direito e, em especial, à ausência de repetição da lei nos resumos doutrinários. Assim, na prova objetiva, era possível sacrificar a leitura da doutrina; na subjetiva, da lei seca. Sacrificando a lei seca (e tendo a habilidade de encontrar temas no Vade Mecum), a revisão para a segunda fase levava só de 9 a 10 dias.

A DESvantagem do método de revisão é que NÃO está inserida em sua engrenagem uma adaptação às bancas ou aposta em temas. Optei assim por pretender concorrer em concursos diversos. Embora cogitasse inicialmente fazer questões, acabei, com bom "juízo de estranheza" nas objetivas, obtendo aprovação na defensoria, magistratura e MP sem NUNCA fazer questões, o que me fez não as inserir no método.

Finalizada a série de revisão, a próxima série é sobre DIAGNÓSTICO, na qual buscarei fornecer parâmetros de aferição do desempenho e dos métodos.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: