Vade Mecum - A associação da doutrina e jurisprudência à lei - Parte 7 - (des)vantagens do método: entre o perfeccionista e o apressado

By | fevereiro 21, 2019 Leave a Comment



Hoje encerro a série de posts de “Vade Mecum - associação da doutrina e jurisprudência à lei”, na qual busquei detalhar como fiz a PREPARAÇÃO do material de estudos. Antes disso, fixei premissas desse método (importância da separação das fontes e do estudo da lei seca, por ex). Faço agora um balanço crítico das (des)vantagens do método.

As principais desvantagens são: (i) tempo de elaboração (diferentemente de resumos já prontos); (ii) e impossibilidade de trocar o vade mecum (porque o tempo para repassar todas as informações seria de meses, além de perder a memória visual original).

As vantagens do método são: (i) ao revisar uma fonte (lei), associava as outras (doutrina e jurisprudência); (ii) a prova subjetiva/oral quer exatamente esta associação, no que for possível lembrar; (iii) com a separação de fontes, podia fazer revisão do que era interessante (foco só na jurisprudência e no “exclusivamente” doutrinário, por ex, para a segunda fase); (iv) memória topográfica que saturava algumas lacunas (sabendo que anotei certo julgado na parte de prescrição, não tinha chance de confundir com decadência); (v) a leitura da lei fica infinitamente mais ativa, contextualizada e agradável (no primeiro post, falei do comportamento de muitos bons estudantes de considerarem a leitura da lei algo “aviltante”); (vi) material é personalíssimo (palavras próprias e exatamente no que convém); (vii) e concisão (para mim foi a característica decisiva para conciliar concursos diferentes).

No final das contas, o método concilia dois perfis totalmente diferentes de concurseiros: o perfeccionista e o apressado. O perfeccionista estuda tudo à exaustão, tem receio de ser surpreendido com detalhes (seu defeito é ser prolixo e dificilmente competitivo). O apressado quer atalhos e lida com muitas vulnerabilidades. O método exposto é perfeccionista quando, na PREPARAÇÃO, exaure a doutrina de capa a capa, inclusive com fonte suplementar (Santo Graal). Mas é apressado quando, prezando pela concisão, permite uma REVISÃO extremamente rápida e densa.

Finalizado o tema de PREPARAÇÃO do material, inauguro nos próximos posts uma nova série, a respeito da REVISÃO.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: