Vade Mecum - A associação da doutrina e jurisprudência à lei - Parte 2 - Doutrina

By | fevereiro 21, 2019 Leave a Comment

Depois do post anterior, muitos me perguntaram a forma de resumir tanto a doutrina a ponto de colocá-la no vade mecum.

Bom, com o único FILTRO de não resumir a lei (o que chamo de NÃO DUPLICAR o material), será possível perceber que o livro de 1000 páginas se transforma em cerca de 40/50 páginas. Parece exagerado, mas a maior parte dos livros de concurso é composta de paráfrase de lei. Partindo dessa premissa, eu passei a colocar o que há de exclusivamente doutrinário na parte do vade mecum que tinha maior relação com o assunto. E isso exige uma leitura mais ativa, com o “balançar dos olhos” diante do vade mecum e doutrina. 

Outro filtro, mais subjetivo, é: O ÓBVIO NÃO PRECISA SER DITO (“o STF é guardião da Constituição”, por ex.). Um parâmetro talvez seja inserir aquilo que, antes de começar a estudar para concurso, não teria condição de acertar. O importante, porém, é ser rigoroso com o filtro, e não benevolente: cada informação prolixa a mais é uma condenação a ler mais em todas as revisões, o que, ceteri paribus, diminui a competitividade. 

Inserir no vade mecum parece algo exagerado (afinal, “já inventaram os cadernos e o word...”)... mas, fora a desvantagem de IMPOSSIBILITAR a compra de um novo código, tem dupla vantagem pedagógica: impõe a concisão E desenvolve a habilidade de localizar temas (fundamental na subjetiva, para a qual fazia questão de levar uma versão do RIDEEL COMPACTO 2014 – sem anotações). O benefício da concisão é evidente: se se tem acesso às mesmas informações com menos palavras, ganha-se tempo na revisão; com mais revisões, a memória permanece constantemente ativada; a pontuação/precisão crescem. Quando não cabe no vade mecum, basta usar fichas, frente e verso. Além disso, para temas sem uma base legal muito clara (criminologia e teoria do crime, por ex.), eu preferia colocar no início do capítulo ou, se matéria fosse mais extensa, em fichas. Às vezes algo que poderia ser ficha é identificado depois de as informações se multiplicarem. Basta ignorar as anotações e criar as fichas. 

Na foto abaixo, coloquei duas fichas que ficavam dentro do vade mecum na LINDB com a parte doutrinária que não cabia no texto. Continuo no próximo.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: