Vade Mecum - Importância da Lei seca - Parte 2

By | fevereiro 21, 2019 Leave a Comment


Continuando o post anterior, falo da importância da lei seca nas provas subjetiva e oral.

Na prova subjetiva, é permitido o acesso ao vade mecum (em número ilimitado e sem rasuras). De nada adianta, porém, ter acesso ao material sem saber localizar o tema cobrado. 



As provas discursivas, sejam teóricas (dissertativas), sejam práticas (peças, sentenças etc.), exigem que se escreva muito. O “juízo comparativo” é comum em bancas próprias (como o MPF e o TJSP), de modo que, quanto menos conhecimento se mostrar, menor a chance de passar. Saber “onde está” o tema na lei já ajuda muito a economizar tempo e a garantir o “feijão com arroz” da resposta. 


Além disso, MUITAS VEZES A RESPOSTA É APENAS O QUE ESTÁ NA LEI, como a questão de direito administrativo para Juiz do TJRS/2016: “Comente o seguinte fato, conforme as normas da Lei de Licitações e Contratos Administrativos: Autoridade administrativa estadual realizou, com dispensa de licitação, a locação de imóvel mediante contrato verbal por prazo indeterminado, com valor locativo notadamente superior ao valor de mercado, observando exclusivamente o requisito de sua localização”. Outra vantagem de dominar o vade mecum está no tempo de revisão para a prova subjetiva. Quando se sabe encontrar o tema na lei, é possível deixar o estudo mais focado na doutrina/jurisprudência. 

Na prova oral, o candidato deve falar, no que por possível lembrar, de lei/doutrina/jurisprudência sobre o tema perguntado. Como a lei é a fonte do direito que trata do maior número de assuntos, o domínio da lei seca dá segurança e é extremamente importante para a prova oral. MUITAS VEZES A RESPOSTA TAMBÉM É APENAS O QUE ESTÁ NA LEI. No MPF, o examinador perguntou se o NCPC inovou no cabimento da reclamação. No TJSP, foi perguntado se temor reverencial configura coação no CC. 

No próximo post falarei da minha escolha de NÃO fazer questões...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: