Quem está no mundo dos concursos sabe que existem chances reais de reprovação e de frustração. Em alguns momentos a pessoa que estuda fica d...

A falta de esperança como uma profecia autorrealizada

By | fevereiro 14, 2023 Leave a Comment


Quem está no mundo dos concursos sabe que existem chances reais de reprovação e de frustração. Em alguns momentos a pessoa que estuda fica desanimada, triste  e desmotivada. E isso é normal. O problema ocorre quando a desesperança toma conta de você, abrindo espaço para ansiedade e depressão. 


A falta de esperança é frequentemente acompanhada por uma “estratégia” oculta para evitar a decepção. Eu posso citar uma lista de frases de desesperança que já ouvi: “nunca vai dar certo”, “estou perdendo tempo”, “era melhor já ter desistido de estudar”, “estou muito velho”, “ fui tolo em acreditar que isso daria certo” e “ sou incapaz”. 


Esses pensamentos podem realmente fazer a pessoa acreditar que não existe esperança, ou seja, fica convicta de que nada vai dar certo. Qual é a consequência dessa crença? 


A falta de esperança é uma profecia autorrealizada porque você não experimenta coisas que poderiam fazê-lo sentir-se melhor e avançar, desiste se algo é frustrante e não se mantém disciplinado e constante. Além disso, aumenta a procrastinação, a evitação, a distração e outros comportamentos desfavoráveis a aprovação. E, então, a profecia pode se tornar verdadeira. 


Então se pergunte: O que eu faria diferente agora se me sentisse mais esperançoso? 


Comece já a agir contra a sua desesperança, tenha objetivos claros, metas realistas e exequíveis, valorize os seus avanços, valorize a si mesmo, questione seus pensamentos negativos e autocríticos, seja mais ativo, não espere a motivação ou o cenário perfeito chegar. Lembre que  a caminhada de estudo exige disciplina, paciência e resiliência. Se  não conseguir sozinho sair da desesperança, a terapia pode te ajudar. 


Juliana Amaral Psicóloga 

@julianaamaralpsi

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: