A regulação emocional pode incluir qualquer estrátegia de enfrentamento que uma pessoa usa para confrontar a intensidade emocional indesejad...

Regulação emocional - Por Juliana Amaral

By | setembro 28, 2022 Leave a Comment



A regulação emocional pode incluir qualquer estrátegia de enfrentamento que uma pessoa usa para confrontar a intensidade emocional indesejada. Essas estrategias podem ser problemáticas ou adpativas. Quando uma pessoa lida com experiências estressantes, vivenciam emoções em intensidade crescente, o que, por si só, pode ser mais uma causa de estresse e intensificação das emoções.


Por ex.: um estudante que passa por mais uma reprovação em um concurso, depois de vir de alguns anos de estudos, pode sentir  tristeza, raiva, ansiedade, falta de esperança e até o desejo intenso de desistir de fazer novas provas. À medida que essa emoção se intensifica, ele pode buscar estratégias problemáticas para tentar rergular as emoções: uso de alcool, comer compulsivamente, queixar-se incessantemente, procrastinação, autocrítica elevada, culpabilização. Ele também pode ficar ruminando sobre suas emoções, tentando descobrir o que está acontecendo. Isso o faz mergulhar em ainda mais tristeza, ansiedade, isolamento e até depressão. Os estilos problemáticos de enfrentamento podem reduzir temporariamente a agitação emocional (ex. comer complusivamente ou se autodepreciar). Ocorre que, apesar de reduzir ansiedade no curto prazo, outros problemas indesejados podem aparecer.


Já as estratégias adaptativas são maneiras de enfrentamento das emoções que auxiliam tanto a curto quanto a longo prazo. Alguns exemplos de estratégias adaptativas podem incluir exercícios de relaxamento, distração temporária durante as crises, exercício fisíco, conectar emoções a valores maiores, reavaliação da situação buscando novas perspectivas, lembrar como lidou e superou problemas no passado, exercícios de atenção plena, aceitação, realização de atividades prazerosas, momentos intimos e memoráveis compartilhados com pessoas amadas e outras estratégias que ajudem a processar, lidar, reduzir, tolerar ou aprender com emoções  e situações intensas. Utilizando estratégias adaptativas de regulação emocional, as suas emoções têm menor probabilidade de se exacerbar.


Se você perceber que não consegue aplicar  estratégias adapativas e lida com as emoções intesas de maneira problemática, é importante buscar ajuda.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: