“Ah, eu não deveria ter que estudar isso”. Esse pensamento pode tornar o estudo de algo que você não tem tanta afinidade mas que é necessár...

O que é o Desconforto Construtivo? Por Juliana Amaral

By | maio 28, 2022 Leave a Comment


 “Ah, eu não deveria ter que estudar isso”. Esse pensamento pode tornar o estudo de algo que você não tem tanta afinidade mas que é necessário, em uma atividade ainda mais chata. Além disso, você pode cair na armadilha da procrastinação. Por isso,  vamos falar sobre outra forma de pensar quando precisamos fazer algo que não é agradavel, porém necessário. Para essas situações, utilizaremos o termo “Desconforto construtivo” do Psicólogo Cognittivo Comportamental Robert Leahy.


Na vida, para realizar metas importantes, o ser humano não faz só o que gosta ou o que quer. Muitas vezes é preciso fazer o necessário para melhorar em áreas que consideramos significativas, e isso envolve um certo grau de desconforto. Por exemplo: Perder peso envolve se alimentar melhor e fazer exercicios físicos de forma regular; ter um relacionamento afetivo saudável envolve abrir mão de algumas coisas pelo outro; passar em um concurso envolve estudar matérias que não se tem tanta afinidade e participar de etapas que não são tão convenientes, mas fazem parte do certame. Tudo isso pode requerer paciência,  tolerância à frustração, tomada de decisão, incerteza e desconforto. Nesses casos, apesar das  atividades e etapas serem desconfortáveis, são elas que podem levam você à sua meta. 


Assim, o desconforto é inevitável, mas gera a construção de algo maior. Robert Learhy (2015) chama as atividades desconfortaveis mas que fazem parte do caminho, ou do plano para objetivos valorizados de “desconforto construtivo” . Então, a partir de agora, convido você a, em vez de pensar nas coisas desagradáveis da sua jornada  como algo opressor, exaustivo, esgotante e frustrante, pensar como,  um “desconforto construtivo”, ou seja, são desconfortáveis mas que são necessárias e inevitáveis. 


Pensando assim, você poderá criar uma disposição para fazer o que é necessário para chegar no lugar que deseja. A  caminhada ficará mais leve, e o melhor, o desconforto nem será tão desconfortavel assim, pois fará parte do seu repertório biográfio quando você for descrever sua vitória.


Beijos e bons estudos

Ah, se você não conseguir mudar essa forma de pensar sozinho, um profissional de psicologia pode te ajudar.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: