Pessoal, divulgo aqui uma obra do final de 2021 sobre várias discussões sobre a Retórica, desde uma perspectiva mais filosófica (a relação d...

Lançamento de obra em homenagem a João Maurício Adeodato

By | fevereiro 27, 2022 Leave a Comment








Pessoal, divulgo aqui uma obra do final de 2021 sobre várias discussões sobre a Retórica, desde uma perspectiva mais filosófica (a relação da nossa comunicação com a "verdade") a uma perspectiva mais estratégica em torno da persuasão. 

A obra foi lançada em homenagem a João Maurício Adeodato, discutindo vários aspectos de sua teoria. Para quem não conhece, Adeodato é uma das maiores autoridades do país em Retórica. Tive a honra de ser orientado por ele no mestrado na UFPE e, agora, de escrever um artigo na coletânea, ao lado de grandes nomes, como Tércio Sampaio. Aliás, a título de curiosidade, Tércio foi aluno de Theodor Viehweg e orientador de doutorado de Adeodato, e, em comum, eles caminharam na tendência de ligar o direito à argumentação, dentro de uma perspectiva - distante da “racionalidade” de Robert Alexy - mais sofística e cética. 

Costumo lembrar no curso de prova oral que Retórica não se confunde com a Oratória: embora seja comum a metonímia, a Retórica é um estudo mais amplo, que envolve desde o processo de constituição/descoberta das informações (inventione), disposição (dispositio, campo em que a lógica é relevante), elocução (elocutio) à pronunciação-oratória (actio). Dentro da classificação proposta por Adeodato, a Retórica, chamada de "estratégica", é composta por tudo aquilo que é utilizado para vencer no debate: ethos, pathos e logos, ou seja, quem fala, como fala e o conteúdo falado. E a forma como o orador proclama - com que gestual e semblante, por ex. - é apenas um detalhe dentro de um tema muito mais rico, seja sob o viés teórico, seja sob o prisma da utilidade prática. 

Nesse panorama, o meu interesse no tema vem muito antes dos concursos: após assistir a uma palestra de Adeodato quando ainda estava na graduação, passei a me interessar ainda mais sobre o assunto, sobre o qual me aprofundei no Mestrado, logo após me graduar. Com felicidade, percebo que muitos, assim como eu ainda bem jovem, demonstram interesse em se aprofundar no assunto, razão por que deixo o link da obra: editora.cepe.com.br/livro/filosofia-e-retorica-na-faculdade-de-direito-do-recife---debates-em-torno-da-obra-de-joao-mauricio-adeodato




 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: