Na prova oral, a importância do conteúdo é muito grande. E todos nós, sem exceção, temos déficit de conteúdo. É uma grande ilusão achar qu...

#Retórica

By | outubro 11, 2021 Leave a Comment



 

Na prova oral, a importância do conteúdo é muito grande. E todos nós, sem exceção, temos déficit de conteúdo. É uma grande ilusão achar que alguém sem conteúdo fica em 1° lugar da oral apenas por falar bem. Que o 1° colocado da oral de algum TJ vai ficar, sem nunca ter estudado direito do trabalho, entre os primeiros da oral do MPT. 


Assim, tende a ir melhor, presumindo todo o mais constante, quem tem sorte no conteúdo das perguntas, isto é, é indagado sobre temas em relação aos quais domina não apenas o que foi indagado, mas também o que precisamente sustenta a conclusão e sabe afastar as objeções normalmente feitas a ela. 


No caso, quem conhece a infantaria de Atenas, "quais os recursos, os aliados e os inimigos, ou ainda que guerras enfrentaram e como se portaram, e outras coisas semelhantes a estas" vai impressionar muito mais do que alguém que só sabe que "grandes cidades almejam grandes poderes". O próprio Aristóteles diz que isso é desejável: às vezes temos todos os argumentos pertinentes, às vezes alguns, às vezes nenhum. Depende do que foi exigido de nós. 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: