Melhorando a comunicação, você aumenta as chances de construir uma rede de apoio mais efetiva para os seus estudos.  1) Saiba escutar – U...

Para ter mais apoio familiar nos estudos, se comunique melhor Por Juliana Amaral

By | setembro 16, 2021 Leave a Comment




 Melhorando a comunicação, você aumenta as chances de construir uma rede de apoio mais efetiva para os seus estudos. 

1) Saiba escutar – Um bom ouvinte pratica a escuta ativa. Essa é uma escuta com mais atenção e mais receptividade, sem fazer julgamentos, sem juízo valorativo. Nem bom, nem ruim... apenas escute a mensagem que a pessoa está transmitindo 

2) Explique suas intenções- Quando você não é claro sobre o que deseja, gera riscos de ser mal interpretado. Tente ser o mais claro possível.

3) Expresse o que te incomoda -  Lembre-se que ninguém tem bola de cristal, ninguém é obrigado a adivinhar seus sentimentos. Então, de maneira assertiva e de forma tranquila, não violenta, sem postura acusatória, informe o seu incômodo, desagrado ou desgosto.  

4) Substitua a reclamação e acusações por pedidos – Ao invés de reclamar da forma como o outro age com você proponha mudanças efetivas.  Exemplo: Em vez de “Que coisa chata, odeio quando você marca eventos para irmos, sem me avisar antes. Assim você atrapalha meus estudos” substitua por: “ Eu me sinto melhor quando você combina comigo antes de programar atividades com nossos amigos, assim eu posso organizar e adaptar meu cronograma de estudos, e aproveitar o evento sem me sentir mal” 

5) Se tiver dúvida pergunte- Crie o hábito de perguntar o que não ficou claro, ao invés de fazer suposições. Achar que sabe o que a outra pessoa está pensando sem ter provas suficientes disso é um erro cognitivo chamado “leitura da mente”.

Se você tiver dificuldade de construir diálogos assertivos nas relações interpessoais, um psicólogo pode te ajudar. 

Beijos Juliana Amaral – Psicóloga  @julianaamaralpsi

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: