Na preparação para concursos, assim como na disciplina militar, aprendemos com a execução, porque cada um tem condições únicas e irrepetívei...

Contra o otimismo metodológico

By | setembro 06, 2021 1 comment


Na preparação para concursos, assim como na disciplina militar, aprendemos com a execução, porque cada um tem condições únicas e irrepetíveis: pontos de partida diferentes, aptidões diferentes, perfis diferentes. 


Nesse sentido, a lição de Camões é um bom antídoto contra otimismos metodológicos exagerados: "faça assim em todo e qualquer lugar, ocasião, pessoa e tempo e terás êxito". 


Isso tudo lembra de famoso episódio envolvendo Aníbal e Formião por volta do início do século II a.C. Diante do experiente general Aníbal, exilado no contexto das Guerras Púnicas (entre Cartago e Roma), Formião, discípulo de Aristóteles, falou durante algumas horas sobre o oficio de general e de arte militar em geral. Conta-se que, depois de ouvi-lo, Aníbal disse que já tinha visto muitos velhos delirantes em diversas ocasiões, mas que não vira alguém que delirasse tanto quanto Formião, que, mesmo nunca tendo visto um inimigo ou acampamento, ousou ensinar a arte militar a um general, que travou batalhas por longos anos com o povo romano.


🚀 Valorize a sua experiência no campo de batalha e tome cuidado com quem te aconselha: a pessoa, ainda que de boa-fé, pode partir de premissas estáticas e universais. Pode achar que você tem 10 mil soldados. Que videoaulas não funcionam. Que resumir está errado. Que questões são sempre indispensáveis. Você - e não Formião - conhece mais do que ninguém a sua própria realidade e o que faz sentido para você. 


Se estudo para concursos fosse, de fato, uma arte autônoma (com, assim como na ciência, objeto e métodos próprios), não precisaríamos vivenciar tanto o campo de batalha: bastaria estudar de certo jeito que o resultado ocorreria, assim como, ao aquecer o metal, ele sempre se dilatará.


Não é por outra razão que o testemunho de quem passa tende a se assemelhar com o de Aníbal: quem esteve na batalha aprende a identificar os melhores caminhos de acordo com a própria realidade. 😉


#concursospúblicos

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário: