Muitas pessoas, quando estão ansiosas, buscam fortemente ter certeza e controlar as situações. A tentativa de se livrar de qualquer imprevis...

A ansiedade e a necessidade de ter controle Por Juliana Amaral

By | agosto 31, 2021 Leave a Comment




Muitas pessoas, quando estão ansiosas, buscam fortemente ter certeza e controlar as situações. A tentativa de se livrar de qualquer imprevisibilidade, desconforto e incerteza faz com que queira controlar o que não se controla. Já aquilo que é possível de ser controlado, a pessoa diz a si mesmo que não consegue controlar (invertendo as coisas). 

Quando podemos fazer algo para solucionar um problema ou questão interna, estamos falando de algo que podemos controlar. Um plano de ação pode nos ajudar a descobrir o que fazer. Algumas vezes, os problemas que temos ou as circunstâncias e acontecimentos que vivemos são coisas que não podem ser solucionados com um desejo, ou não estão no seu controle.  Veja a lista abaixo e (sem pensar muito) separe em sua mente quais dessas coisas você acha que pode controlar e o que não pode controlar:  
1) A data que será a prova 
2) O que as pessoas pensam
3) O quanto me importo com o que as pessoas pensam
4) O ponto que será sorteado na minha prova oral 
5) Quanto eu treino e preparo para a prova 
6) Minha autocrítica 
7) O que faço com meu precioso tempo
8) Se a prova oral será transmitida via youtube 
9) O que as pessoas falam nos grupos do whatsapp 
10) O quanto eu me afeto com o que as pessoas falam nos grupos
11) O que as outras pessoas estão fazendo na sua trajetória de estudos 
12) O quanto eu me comparo com as outras pessoas
Nos casos das coisas que não podemos controlar, o desenvolvimento de uma atitude de aceitação pode nos ajudar a enfrentar a situação e a nos sentir melhor. Aceitar não significa que a pessoa concorda, mas que entendeu que gastar energia com isso não trará resultados satisfatórios. Ao invés disso, deverá investir tempo e emocional se preparando para essas situações. Apesar da falsa sensação de controle quando se tenta prever o que vai acontecer  e focar no que não se pode controlar,  a pessoa só gasta energia, intensifica e prolonga o estado de ansiedade. 
E ai? Escreve aqui, na sua opinião, qual desses itens são coisas que podemos ou deveríamos conseguir controlar?
Que tal fazer esse treino no dia a dia. Antes de se desesperar com algo, se pergunte com mais frequência se a situação é algo que você pode ou que você não pode controlar. Se pode controlar, vá para ação. Se não puder controlar, trabalhe a aceitação.
Ah, mas se não conseguir trabalhar essas questões sozinh@,  um profissional de psicologia pode te ajudar.

Beijos Juliana Amaral – Psicóloga


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: