NÃO FAÇA NADA! RESPIRE E CONTINUE TREINANDO. Muitas pessoas acreditam que quando sentem os efeitos fisiológicos da ansiedade no seu corpo pr...

Estou no treino de prova oral e meu coração está muito acelerado. O que devo fazer? Por Juliana Amaral (psicóloga)

By | julho 13, 2021 Leave a Comment


NÃO FAÇA NADA! RESPIRE E CONTINUE TREINANDO.

Muitas pessoas acreditam que quando sentem os efeitos fisiológicos da ansiedade no seu corpo precisam fazer algo imediatamente. Isso faz com que a pessoa fique hiper atento, sobressaltado em relação ao desconforto físico, bem como com a necessidade de controle. Ironicamente, quanto mais você observa a sensação física no seu corpo (e permite que seu foco fique preso nisso), mais ela se intensifica e se prolonga.

Em vez de achar que precisa fazer algo, teste fazer diferente da próxima vez. Aceite as sensações físicas da ansiedade no seu corpo, mesmo que isso lhe pareça bem absurdo. Substitua seu medo e raiva pela aceitação. Quando você resiste, você prolonga e intensifica a sensação. Então, respire e continue fazendo o que precisa ser feito. Você vai notar que quando não presta tanta atenção à sensação, ela se esvai mais rapidamente. E lembre que o que você está sentindo boa parte das vezes não é perceptível pelas pessoas ao seu redor – as pessoas não conseguem saber que seu coração está acelerado.

Todos os sintomas da ansiedade estão relacionados a mecanismos desenvolvidos ao longo de milhares de anos e acontecem por causa da evolução das espécies, como forma de proteção de perigo real (ataque que outro humano, fugir de animais perigosos etc). A respiração rápida e o coração acelerado, acontecem porque o corpo quer garantir o adequado suprimento de sangue e oxigênio para os principais músculos entrarem em ação diante do perigo (lutar ou fugir). 

Mas essa mensagem de perigo sobre a prova oral que você enviou para o seu cérebro é um “alarme falso”, já que se trata de um “perigo” imaginário e não de um perigo real. Em vez de ver a prova oral como uma guerra, um perigo, veja como um rito de passagem, uma oportunidade, um momento necessário para você chegar no cargo que deseja. 
Esse é um ponto de partida fundamental para que você consiga lidar com a ansiedade. O curso e o treino são um excelente caminho.
Se você não estiver conseguindo lidar com sua ansiedade sozinho(a), procure um profissional de psicologia.

Beijos @julianaamaralpsi 
#provaoral


 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: