O perfeccionismo emocional e os concursos

By | junho 11, 2021 Leave a Comment




De início, que fique claro: é melhor ter motivação do que não ter. Afinal, com a motivação, a ação se torna mais intensa e fluída. Além disso, a ambivalência emocional faz parte do ser humano, contudo, algumas pessoas com perfeccionismo emocional não toleram tão bem o misto de emoções e a ambivalência. 

É comum sentir um misto de emoções (alegria e medo/entusiasmo e ansiedade) quando se recebe a notícia que está na prova oral. O pensamento que acompanha o perfeccionismo emocional é: “Eu não deveria me sentir assim”, “quero me sentir somente de uma maneira” “eu deveria ficar apenas feliz”.


Ter sentimentos confusos, sentir-se bem com algum objetivo, meta ou com algum relacionamento e depois sentir-se triste com a mesma coisa ou situação não significa que você é instável emocionalmente ou inconstante. Muitas pessoas tentam se forçar a sentir-se só de uma maneira.


Mas você pode ter sentimentos conflitantes sobre alguém ou sobre alguma situação porque as vezes as coisas são mais complexas do que parece. Pense em um grande objetivo seu, em alguma amizade ou relacionamento de longa data. 


Será que você nunca esteve em um “cabo de guerra interno” ou em uma "montanha russa" tendo duas emoções sobre uma mesma situação? Até o grau em que você concorda com uma crença negativa específica pode mudar ao longo do dia.


Talvez a mistura de sentimentos seja um sinal de que você reconhece a complexidade das relações,  dos objetivos e das pessoas. Talvez ela seja realista. Qual seria o problema em simplesmente aceitar a mistura de sentimentos? 


Se conseguimos aceitar a ambivalência como um sinal de que as coisas são complexas e que em tudo que nos envolvemos existem prós e contras, reconheceríamos mais facilmente que a mistura de sentimentos pode não ser tão ruim. 


Ah, um dos grandes motivos da ansiedade pode ser justamente tentar se livrar da mistura de sentimentos e a necessidade de ter certeza sobre as coisas.


E ai, quer aprender como aceitar melhor sua ambivalência e a mistura de sentimentos?


Juliana Amaral

Psicóloga 

@julianaamaralpsi

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: