E se o examinador pensar que eu não sou bom o suficiente? Por Juliana Amaral (psicóloga)

By | abril 09, 2021 Leave a Comment




Pensar no que o examinador está pensando enquanto faz a prova é uma distorção cognitiva chamada “LEITURA DA MENTE”. Na leitura da mente você presume que sabe o que as outras pessoas estão pensando sem ter provas suficientes disso. É quase como uma adivinhação, baseada em pouca ou nenhuma evidência de fatos. A exemplo temos: “ele pensa que eu sou um fracasso”.

Quando isso acontece você se distrai do conteúdo técnico e fica autocentrado no seu comportamento, super preocupado em se autoavaliar. Pode acontecer aquela sensação de “branco” e aumentam os efeitos fisiológicos da ansiedade em seu corpo, o que consequentemente leva a mais distrações.  Pare um pouco e se pergunte: eu tenho mesmo como saber o que a outra pessoa está pensando? Quais são as vantagens e desvantagens de pensar no que o examinador está pensando enquanto realizo a prova? 

Lembre-se que na hora da prova o foco deve ser na prova. Se não estiver conseguindo sozinho, procure um profissional de saúde mental. Ele pode te ajudar a lidar melhor com essa situação de exposição social.

Juliana Amaral – Psicóloga CRP 02/14705
@julianaamaralpsi

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: