DISCIPLINA E PERSISTÊNCIA - Parte 7 - o objetivo é diferente de sonho (o sucesso dos cronogramas de coachings)

By | maio 06, 2020 Leave a Comment


Muitas pessoas não conseguem manter o foco por se sentirem muito distantes do sonho, como se fosse algo não realizável ("para gênios..."). Essa atitude acaba por criar um “ciclo vicioso”, porque quanto menos crível aquilo que desejamos, menos nos sentimos inclinados a buscá-lo. Em outras palavras: o objetivo é diferente de sonho. O sonho é distante, platônico. O objetivo é realizável, impulsionador de condutas pragmáticas, finalisticamente orientadas.

Há uma frase muito famosa no sentido de que, “por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo”. A sabedoria por trás da frase está em transformar o SONHO em OBJETIVO. Por isso que o ato de seccionar as atividades transforma tudo em factível, realizável, criando, muitas vezes, o prazer de sentir que está no caminho. Ao final, sem perceber, o que era distante foi realizado!

O mercado de coachings e mentorias busca, em grande parte, lidar com isso, (i) identificando os desejos normalmente obstados por “crenças limitantes” e (ii) propondo caminhos claros. E esses caminhos, quando adequados à realidade da pessoa, ajudam a impulsionar: o orientando consegue ver resultado, motiva-se e, presumindo a qualidade do serviço, podem alcançar o desiderato. É nesse contexto que os CRONOGRAMAS surgem como instrumento para realizar tal mister.

Os cronogramas, quando bem montados (não há receita, mas o norte é criar caminho exequível e em direção ao “sonho”), são de grande valia. Diminuem a complexidade do presente com a apresentação do caminho, do ato de dar um passo após o outro, tanto que tendem a ser organizados TEMPORALMENTE (por dias, semanas etc), e não só QUANTITATIVA (quantos artigos/páginas ler) ou QUALITATIVAMENTE (aferição de absorção). São gatilhos que, juntos, criam uma EXEQUIBILIDADE DO SONHO, que é sinônimo de objetivo.

Com o mesmo desiderato, os projetos de pesquisa em pós stricto sensu, por ex., feitos pelo próprio mestrando ou doutorando, realizam tal mister: dizem o que irá ler, em que dia será entregue o esboço etc. Uma analogia jurídica é o papel da LOA: concretizar as diretrizes da LDO! O relevante é sempre desmistificar o sonho, de modo a criar uma ponte entre nós e objetivo!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: