DISCIPLINA E PERSISTÊNCIA - Parte 4 - o poder da rotina e dos rituais

By | abril 07, 2020 Leave a Comment




A quebra de rotina envolve, normalmente, perda de produtividade. Isso porque tudo fica mais complexo, exigindo maior atividade decisória diante do leque de opções que se descortinam e devem ser selecionadas. O que era uma obviedade – onde almoçar e onde estacionar – começa a exigir pesquisa, acesso ao celular e a um mundo de informações. De conseguinte, o aspecto multitarefa chega ao grau máximo.

O oposto, que flerta com a maior possibilidade de ter “foco” (atitude monástica), se verifica em rotinas rigorosas, como sói acontecer em mosteiros, com mesmo alimento, roupa e horário de acordar. O criador do Facebook, aliás, é conhecido por usar a MESMA roupa, o que envolve menor “caos decisório” no dia a dia, diminuindo o impacto do, por assim dizer, “multitarefismo” (multiple tasks). Aqui entra o debate sobre o poder de hábito e da repetição, ou seja,  da maior automaticidade da conduta: todos os dias acordamos e escovamos dentes, ainda que não pensemos sobre isso.

Dentro da rotina tem papel decisivo a noção de ritual, de transição entre as atividades. Na prática, isso tem o condão de criar “gatilhos” de ação. Ao terminar de acordar, interromper o alarme e entrar no banheiro, já se passa a escovar os dentes. O mesmo, mutatis mutandis, pode funcionar com outras rotinas.

Por ex., o ato de separar um momento praticamente monástico para tomar café sentado, sem se preocupar com outra coisa, como um sinal de transição para o momento de estudo é um gatilho que funciona bem. Isso é algo bem pessoal. O importante é ter noção de que a repetição de engrenagem tem o condão de criar AUTOMATICIDADES, porque o homem tende a criar em relação a si e em relação aos outros EXPECTATIVAS FACTUAIS. Isto é, a repetição de uma sucessão de fenômenos caóticos cria, por indução, a ideia de que DE X SEGUE Y (ao aquecer o metal ele dilatar-se-á; o sol se põe e a noite começa; ao acordar escovam-se os dentes). O engraçado é que essas expectativas também estão presentes nos animais, como ilustram os vídeos da “mágica de desaparecimento” de donos de cachorros.

Nesse panorama, a repetição do ritual pode ajudar muito no ganho de produtividade em qualquer atividade.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: