Como mapear as deficiências em cada uma das matérias - Por Abhner Youssif

By | abril 09, 2020 Leave a Comment


Muitos me perguntam sobre como estudar. E costumo responder que não há um método universal e infalível: cada um precisa desenvolver aquilo que funciona melhor para si, conforme suas próprias necessidades, seus pontos fortes e fracos.

Não obstante, há algumas ideias gerais que acho que podem ajudar, que compartilho com base no que funcionou para mim: em primeiro lugar, é importante saber qual seu objetivo principal e para qual prova-base você quer se preparar. A partir daí, é possível identificar as matérias a serem estudadas, a seleção dos materiais pra cada uma delas e estudar pra valer! Ainda que seja possível conciliar os estudos para provas diversas, é importante ter um cargo como referencial principal.

Outro ponto: é importante fazer muitas provas do cargo que você almeja ou de cargos próximos. Faça como se fosse pra valer: do início ao fim, contando o tempo de prova, sem pausas pra descanso, sem consultar gabarito ou qualquer material.

Se possível, se inscreva no concurso e vá fazer a prova (fiz isso muitas vezes, mesmo quando ainda não tinha os três anos de prática). Depois, corrija com bastante cuidado e atenção todas as questões e procure o fundamento completo das respostas que você não sabia ou que tenha acertado no “chute”.

A partir disso, é possível mapear o seu desempenho em cada uma das matérias, especialmente quando a média de acertos em cada uma delas começar a se repetir como um padrão em diversas provas que tenham sido feitas. Assim, mapeando seus pontos fortes e fracos, fica mais fácil definir melhor uma estratégia de estudos, a partir da individualização do rendimento empírico de cada um. Priorize os seus pontos fracos, que apesar de nos gerarem uma maior resistência pra estudar são aqueles que conseguimos ter uma melhora mais eficiente: maior aprimoramento, com menos esforço.

Ao longo do tempo, descobrindo seu próprio método que melhor funcione pra você, é importante se manter fiel a ele e não ficar trocando de material! Não que não seja necessário fazer ajustes e melhoramentos, até para adaptações conforme a rotina de cada um evolua, mas é preciso ter cuidado para não perder tempo na troca de materiais ou forma de estudo! Para mim, com o estudo baseado principalmente em doutrina, funcionou muito bem a prática de ler, grifar e reler meu material, ajustando conforme o avanço, os objetivos e as metas que passava a ter!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: