Trajetória nos concursos - Diogo da Silva Castro

By | março 02, 2019 Leave a Comment
O Diogo é um amigo e juiz do TJSP. Teve a rara felicidade - que poucos experimentam no mundo dos concursos - de ser aprovado para concurso de seu próprio estado. Antes disso, já enfrentava a pesada rotina de juiz no TJMS, mas não desistiu de chegar mais perto dos familiares. Teve a coragem de deixar para trás um cargo para se dedicar aos estudos e também teve a humildade, no meio dos concursos, de adaptar o próprio método. Obrigado, Diogo!

Talvez a dica mais valiosa que eu tenha recebido no período de concurseiro foi, "se aconselhe com alguém mais experiente" e nesse aspecto vcs estão muito bem assessorados. Coaduno com todas as dicas postadas pelo meu brilhante e humilde amigo Julio.

Minha trajetória não foi muito diferente dos demais. Me formei com 27 anos sem nenhuma experiência prática. Estagiei por um mês no 1° ano de faculdade mas logo percebi que não poderia pagar as mensalidades com o estágio e tive que trabalhar em outra área.  Graduado, comecei a trilhar o caminho para conquistar o meu grande sonho profissional que alimentei desde o início da faculdade, ser Juiz de Direito.

Larguei o cargo na Prefeitura de Sorocaba e me dediquei em tempo integral aos estudos. É preciso sacrifício, não necessariamente largar tudo só para estudar, mas temos que sair da zona de conforto. O dinheiro que tinha juntado não durou 6 meses e eu estava bem distante da aprovação, mas a cada obstáculo surgia uma mão para ajudar. Sem a imprescindível ajuda das pessoas que te amam é quase impossível.

No início saí lendo os livros de alguns dos autores mais renomados em cada área ( Carlos R. Gonçalves, José Afonso da Silva, Celso Antônio Bandeira de Mello...), embora excelentes,  não eram os mais indicados para concursos. Sem nenhuma estratégia perdi um tempo valioso.

Com o dinheiro bem curto prestei meu primeiro concurso depois de 3 anos e, com exceção de duas,  passei em todas as primeiras fases que prestei, entre a magistratura Federal e Estadual. No entanto, sem experiência prática, encontrei grande dificuldade nas segundas fases. Mas continuei firme, enchendo a cada dia o copo de conhecimento até que ele transbordasse e chegasse meu momento. A cada reprovação me permitia ficar triste, chorar e até pensar que não era capaz, por várias vezes duvidei da minha capacidade, mas no dia seguinte, nunca mais que 24h depois da 'derrota', voltava com tudo.

Acreditem, são os perrengues, os tropeços, os finais de semana estudando e de um modo geral os inúmeros obstáculos que fazem valer a pena.
Me lembro das sextas feiras, eram os dias mais difíceis. Sem um real no bolso, depois de estudar 60h na semana eu não podia pagar um cinema para a minha guerreira mulher que tanto me ajudou.

Mas o dia da aprovação chegou e certamente  chegará para todos que não desistirem e toda a batalha terá valido a pena. A felicidade será muito maior que as tristezas e frustações dos últimos anos. Primeiro a aprovação  no amado Estado do MS e por fim, mesmo com a correria do início de carreira e um tempo parado voltei a estudar para ser aprovado em SP, meu Estado de origem. Acredito fielmente que tudo acontece na hora certa, no tempo que Deus reservou para cada um de nós, ainda que não seja na hora que desejamos ou na hora que reputamos estar mais preparados, e a sensação é indescritível, vcs irão experimentar!

Sou imensamente feliz e realizado em minha carreira, não faria nada diferente. Valeu a pena e valerá para cada um de vcs.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: