Vade Mecum - A associação da doutrina e jurisprudência à lei - Parte 4 - Bibliografia

By | fevereiro 21, 2019 2 comments
Listo os livros que li para os concursos federais e estaduais. Eu não me preocupava com a ordem e itens de um edital em específico para ler o livro. LI TODOS OS LIVROS DO INÍCIO AO FIM. Optei assim por dois motivos: (i) a ordem do autor é mais didática; e (ii) permite ser competitivo em concursos diversos, pois determinado capítulo pode não ser cobrado em um concurso, mas ser cobrado em outro. Além disso, em livros para concursos, poucos são os itens que fogem de todos os editais.

São matérias comuns a concursos de MP’s, Defensorias e Magistraturas: constitucional, administrativo, civil, CPC, consumidor, empresarial, penal, proc. penal, ambiental e tributário. Já eleitoral, ECA, econômico, financeiro, internacional, DH e previdenciário são cobrados em alguns concursos federais e estaduais.

É possível passar em concurso sem o contato com todos os ramos. Mas é inegável que o candidato fica mais vulnerável. Há concursos em que isso fica mais difícil, como o MPF, no qual há cobrança de todos os ramos em praticamente todas as fases. Na magistratura estadual, por outro lado, é comum que a cobrança de ECA e Eleitoral fique adstrita à primeira fase, o que, em outras palavras, é um grande incentivo para quem presta concurso na magistratura federal “migrar” para a estadual. Afinal, as duas matérias que NÃO são cobradas nos TRF’s não são avaliadas com tanta profundidade. O inverso é mais difícil, já que a magistratura federal cobra – e com profundidade, sobretudo no previdenciário – quatro ramos diferentes: internacional, financeiro, econômico e previdenciário.

Li, como complemento, o “SANTO GRAAL” para enriquecer e completar a lacuna de todo o material. O material é muito rico em Constitucional, DH e Internacional. O Santo Graal 2018 (versão atualizada para o 29º concurso de Procurador da República, que se encerrou em dezembro de 2018) foi cedido, generosamente, pelo estimado amigo Valdir, Procurador da República do 29º Concurso e que coordenou os trabalhos.

No link, há duas versões, com o MESMO conteúdo, mas com organização diversa: (i) a versão "por subpontos" segue a ordem do Edital do MPF; (ii) a versão "sistematizada" segue uma ordem lógica e mais didática de cada matéria.

O SANTO GRAAL do MPF nada mais é do que um resumo feito, há algum tempo, por uma turma de aprovados do MPF e, de tempos em tempos, atualizado por cada nova turma. É muito enxuto, com bastante informação, o que é ideal para a revisão para a prova oral.

Link para download: https://drive.google.com/open?id=1Lg45hbyFC_fTr_nNqwJALUa7jE9_vd2L

Bibliografia usada: 

Constitucional - Lenza e livro de Teoria da Constituição de Daniel Sarmento e Cláudio Souza Neto
Administrativo - Marcelo Alexandrino
Civil - Tartuce (volume único)
Proc. Civil - Daniel Assumpção Neves (volume único)
Proc. Penal - Nestor Tavara
Penal - 3 Volumes do Cleber Masson e Crimes Federais de Baltazar Jr.
Empresarial - André Santa Cruz
Tributário - Ricardo Alexandre
Ambiental - Frederico Amado
Consumidor - Leonardo Medeiros
Coletivo - Hermes Zanetti (Lei Especial para Concursos)
Eleitoral - José Jairo Gomes
ECA - Guilherme Freire Direito
Econômico - Leonardo Vizeu
Previdenciário - Frederico Amado
Financeiro - Tathiane Piscitelli
Internacional - Portela
Humanística - nada específico
Sentença cível e penal - Nagibe de Belo e R. Schmitt
Direitos Humanos - trilogia do ACR e manual da PGR
COMPLEMENTO - Santo Graal (link acima)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários: