Revisão - Parte 2 - Tempo de elaboração do material VS tempo de revisão

By | fevereiro 21, 2019 1 comment



Hoje falo de um tema que gera inquietação: o tempo e a importância de dosá-lo para o bom rendimento. Penso que o principal inimigo do rendimento não é o número de páginas a serem lidas ou de vídeos a serem assistidos, mas sim a NÃO execução de um método para enfrentar a curva do esquecimento.

Estrategicamente, é relevante ser criterioso na elaboração do material, AINDA QUE LEVE MAIS TEMPO. Isso porque a competitividade está profundamente associada à alta rotatividade das revisões, que devem ter dois nortes: velocidade e densidade. Em outras palavras: ter acesso ao máximo de informação no menor tempo. Ser apressado ao produzir o material que será objeto de futuras revisões (sublinhando, por ex., quase o livro todo) possibilita o ganho de tempo imediato, mas ENORME dispêndio MEDIATO de tempo nas revisões.

A pressa na elaboração do material se manifesta muitas vezes na leitura passiva, que não tem filtros e flerta com material prolixo. No final das contas, o material produzido é repleto de duplicidades, como a lei resumida. Isso não é bom por diversos aspectos, valendo citar (i) a menor contextualização do conteúdo (que se evidenciaria, por outro lado, na leitura ativa, com o “balançar de olhos” entre lei, doutrina e jurisprudência) e (ii) o maior tempo para revisar o material.

Imaginem um resumo do livro de constitucional com 300 páginas. O candidato irá rever esse material em certo tempo. Com o mesmo conteúdo, aquele que fez material enxuto lê, por ex., em 10% do tempo. E, somando as demais matérias, irá, ceteri paribus, fazer em um mês a revisão que o outro candidato levaria 10 meses. É exatamente aqui que os perfeccionistas normalmente pecam.

No total, gastei, aproximadamente, 1700 horas na elaboração de material e 3700 horas executando revisões/atualizações, das mais ou menos 5400 líquidas que estudei para concurso. Se eu tivesse sido menos criterioso nos RESUMOS, poderia ter encerrado com 1200 horas ao invés de 1700. Mas, mesmo com mais horas de REVISÃO (vg, 4200), certamente teria efetuado um número BEM menor de revisões globais do que fiz. O número de revisões por matéria variou, mas creio ter alcançado umas 15x nas principais matérias.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Qual o período de tempo para resumo que o sr considerá ideal para uma matéria como Direito Constitucional, conforme citada no artigo acima?

    O meu resumo está em quase 100 páginas, eu o considero aceitável, mas demora cerca de 7 horas de estudo para revisá-lo completamente.

    Aguardo retorno e agradeço a colaboração.

    ResponderExcluir