No livro "Retórica dos Silêncios Normativos & Lacunas no Direito", resultado de minha dissertação de mestrado, trabalho aspect...


No livro "Retórica dos Silêncios Normativos & Lacunas no Direito", resultado de minha dissertação de mestrado, trabalho aspectos teóricos relacionados à filosofia retórica, em especial a ideia de que tudo é uma construção discursiva, permeada de ethos (autoridade de quem fala), pathos (forma de se comunicar) e logos (conteúdo do discurso). No livro, projeto tal marco teórico na temática de "lacunas do direito" na obra de Kelsen. A obra é teórica e pode ajudar quem tem interesse em dominar mais assuntos relacionados à lógica, à argumentação e à persuasão. A obra foi publicada pela Editora Juruá e está disponível no seguinte link:

Quem tiver interesse em estudar com maior grau de rigor a retórica - o que se aplica à retórica jurídica - pode ler as obras de Aristóteles (em especial, Retórica, Tópica, Analíticos e Refutações Sofísticas), os 4 tomos do "Institutio Oratoria" de Quintiliano e os discursos e a obra de Marco Túlio Cícero. 

José Luiz Fiorin tem duas excelentes obras: "Argumentação" e "Figuras de Retórica". Schopenhauer, por sua vez, escreveu o livro "Como vencer um debate sem precisar ter razão", que, embora incompleto, é uma excelente obra.

Há outras diversas obras interessantes, como o famoso discurso "A oração da coroa" de Demóstenes (considerado o maior orador grego), que posso indicar a quem tiver interesse.

Uma visão completa do tema, associando-o ao Direito em perspectiva mais filosófica, está nas obras de João Maurício Aodedato (em especial, "Uma Teoria Retórica da Norma Jurídica e do Direito Subjetivo"), por quem fui orientado no mestrado. Recentemente, aliás, foi publicada obra discutindo a obra de Adeodato sobre várias facetas, na qual tive a honra de escrever um artigo dessa perspectiva filosófica da retórica:  editora.cepe.com.br/livro/filosofia-e-retorica-na-faculdade-de-direito-do-recife---debates-em-torno-da-obra-de-joao-mauricio-adeodato

0 Comments: